Total Pageviews

Consulta Popular e Cidadã

Compartilhe:
Na tarde de quarta - feira, 06 de junho, realizou-se em Pelotas, no auditório da UCPel - Universidade Católica de Pelotas, se realizou a Assembléia Regional para aprovação das propostas de encaminhamento das prioridades aprovadas pela Consulta Popular e Cidadã, durante as Assembleias Municipais, realizadas pelos 22 municípios de abrangência do COREDE/Sul.

Com a participação de diversas lideranças, entre elas o presidente do COREDE/Sul, prefeito de Canguçu Cássio Mota, a coordenadora da Secretaria Estadual de Governo do Estado do RS Cecília Hipólito e outros. Um grande número de Delegados escolhidos pelas Assembleias Municipais, também lotaram o auditório, acompanhando e votando os blocos com as prioridades e os ajustes de recursos dentro dos R$ 13.610.000,00 destinados do Orçamento do Estado para 2013, na Consulta Popular e Cidadã.

Além das principais prioridades elencadas, também cinco prioridades indicativas, estrategicamente, incorporadas à Consulta, também irão para análise do Governo: para aplicação na estruturação de Distritos Industriais nos municípios, para implantação de Unidades do BOE (Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, verba para aplicação no Corpo de Bombeiros da Região, políticas de Fronteira e para pavimentação da ERS 265, ligando Canguçu à Piratini e à Pinheiro Machado, esta comemorada pelos Delegados representantes do três municípios e pelo próprio presidente do COREDE/Sul, prefeito Cássio, um entusiasta e defensor da reivindicação.

O presidente do CORDE/Sul saudou aos representantes do Estado e ao Governador, no início da Assembléia, destacando a importância que hoje tem a Consulta Popular para os municípios e para as conquistas, através de recursos das comunidades gaúchas. Cumprimentou os COMUDES pelo trabalho desenvolvido e ressaltou que "a Consulta Popular é boa, porque dela participa, diretamente, a população", defendendo, ainda, que a aplicação dos recursos devem ser dentro das finalidades para as quais foram votadas.

Igualmente, Cecília Hipólito como representante do Governo do Estado, cumprimentou a todos os envolvidos no processo e defendeu a Consulta Popular como importante ferramenta de participação da comunidade gaúcha, na aplicação dos recursos orçamentários.

No processo realizado, 227 demandas municipais/regional e 48 prioridades estratégicas foram votadas, aumentando ou diminuindo a aplicação de recursos, conforme as necessidades de ajuste ao montante dos mais de R$ 13 milhões. Cinco mil e 400 pessoas se envolveram, de forma voluntária para a realização do processo na Região e cerca de seis mil pessoas votaram na Consulta Popular deste ano, visando o Orçamento de 2013.

Dia 4 de julho de julho, será realizada a Assembléia Estadual da Consulta Popular e Cidadã, em Porto Alegre, para a aprovação final da divisão dos recursos.
 
AI Prefeitura Municipal
Fotos: Ricardo Moura
Compartilhe:

rs

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: