Afonso Hamm coordena palestras no Seminário de Educação Física Escolar Especial
O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, serviu de cenário nesta terça-feira, 11 de maio, do Seminário sobre a “A Educação Física Escolar Especial, a Inclusiva e as Paraolimpíadas”. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que integra a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, presidiu três importantes painéis. O evento é organizado pela CTD em parceria com os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física (CONFEF/CREFs) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC).
O primeiro painel, coordenado por Hamm, foi sobre “A importância da educação física no sistema educacional brasileiro e a inclusão na visão do Ministério da Educação”, apresentado por Martinha Clarete Dutra Santos, do Ministério. Ela destacou sobre atuação do MEC com programas voltados a formação de profissionais de educação física, qualificando-os para atuação na educação física escolar especial. Martinha ressaltou sobre a importância de pensar na formação de profissionais de educação física visando o futuro dos atletas. “Essa ação deve ser fortalecida e para isso depende da articulação da educação básica e superior e da integração com o MEC”, assinala.
Afonso Hamm também coordenou o painel sobre “o uso de treinadores devidamente habilitados e o sucesso dos resultados nos jogos”. O tema foi explanado pelo presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, que comentou sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê, desde 1995. Ele informou sobre o novo Programa Acadêmico Paraolímpico Brasileiro que foi lançado nesta semana na Universidade de Uberlândia. É um espaço para os profissionais serem treinados e capacitados. Outra proposta da entidade é o projeto de publicação científica, que deve ser disponibilizado. E o terceiro pilar é o relacionamento com o meio acadêmico visando melhorar o desempenho.
Outro painel que teve a participação do deputado Afonso Hamm foi sobre as “Experiências exitosas em atender pessoas com deficiência por meio do esporte”. O tema foi abordado pelo representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Paulo Henrique Virardi, do SESC de São Paulo. Ele informou que a entidade trabalha dentro da diversidade e de maneira inclusiva. Ainda abordou sobre o trabalho de inclusão que é desenvolvido na entidade.
Na oportunidade, Hamm relatou sobre a importância de debater esse tema e obter políticas públicas voltadas a educação física escolar especial, a inclusão e também direcionadas as Paraolimpíadas. “Precisamos estabelecer políticas em todas as instâncias”, ressalta Hamm ao enfatizar sobre a importância de ampliar a interlocução da educação física, o trabalho de inclusão nas escolas e nos esportes de competição paraolímpicos.
FOTOS MÁRCIA MARINHO
Gabinete 467 – Anexo III – Telefone (61) 32155467
Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 - (61) 99099010 – imprensamarciamarinho@gmail.com;
- Jornalista Ana Carolina Costa - MTb 12.702 – (51) 33924609
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário