Total Pageviews

Dicas envio de informações



Acompanhe dicas essenciais no envio de texto, foto e vídeo à ferramenta colaborativa Faça a Notícia, do Blog Em Questão.


Texto
É recomendável que o texto seja objetivo e tenha linguagem clara e direta. Escreva frases curtas, evite gírias e palavrões. Procure não repetir as palavras e evite termos difíceis de entender. Seja imparcial. Faça um relato do acontecimento sem tomar posição a seu respeito. Todos os fatos relatados devem ser verdadeiros.
Não esqueça de responder no primeiro parágrafo informações importantes sobre o fato ocorrido:
·         quais as pessoas ou entidades envolvidas,
·         onde aconteceu o fato,
·         como ocorreu,
·         quando aconteceu,
·         que causou aquele fato.
Não serão aceitos textos plagiados ou copiados de outras publicações.



  1. Imagem

É recomendável que a imagem enviada esteja nos formatos jpg, gif, jpeg ou png e tenha tamanho máximo de 5 megabytes (MB).
É imprescindível também que o matéria enviado ao Faça a Notícia contenha informações relevantes sobre a imagem enviada como:
·         quais pessoas ou local aparecem na imagem,
·         onde aconteceu o fato,
·         como ocorreu,
·         quando aconteceu,
·         o que causou aquele fato.
Não serão aceitas imagens plagiadas, montagens ou retiradas de outras publicações.



  1. Vídeo

É recomendável que o vídeo enviado esteja no formato mov, avi, mpeg, mpg, flv, wmv ou mp4 e tenha tamanho máximo de 20 megabytes (MB). 


7 dicas para fazer um bom vídeo:
1. Roteiro
Organize bem as informações sobre os fatos a serem relatados sempre que possível.

2. Direção 
Raciocine quais cenas relevantes deverão ser registradas, apresentando uma certa lógica e contando uma determinada história. Corte as cenas dispensáveis e deixe sua produção concisa e direta. Solução: procure o melhor ângulo para a cena antes de ligar a câmera para evitar captação de cenas desnecessárias. Saiba quando parar e edite o vídeo, reunindo as melhores e relevantes cenas.
3. Iluminação
Tome cuidado com ambientes escuros. Sem a iluminação, a qualidade do vídeo deverá ficar comprometida. Antes de gravar, tenha o foco de luz virado para o seu rosto. Se a gravação ocorrer de dia, deixe a luz do sol sempre estar de frente para quem está filmando.
4. Movimento
Evite movimentos bruscos com a câmera. Mudanças rápidas causam, geralmente, grande incômodo ao espectador.
5. Zoom
Utilize o zoom apenas em último recurso. Prefira andar em direção ao objeto se quiser uma proximidade maior. O zoom, em câmeras não profissionais, deverá desfocar a imagem, o que não é recomendável.
6. Enquadramento
Tente sempre manter o foco do vídeo no centro da tela.
7. Edição
Programas de edição são de escolha pessoal e são de acordo com as necessidades do usuário. Alguns editores gratuitos e de fácil manuseio são o Windows Movie Maker e o VideoPad. Caso queira resultado mais elaborado, prefira o Sony Vegas, iMovie (Mac), Adobe Premiere e Final Cut.




0 comments: