Hamm foi um dos proponentes da audiência
A situação das Cidades-Sedes da Copa de 2014; o planejamento orçamentário em relação à situação das obras dos estádios nas cidades-sedes; o atendimento às exigências da Fifa para que a Copa de 2014 se caracterize como ecologicamente correta e a infraestrutura aeroportuária foram assuntos tratados em audiência nesta quarta-feira, em Brasília. A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) promoveu a audiência com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva.
A audiência foi posposta pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Lupércio Ramos (PMDB-AM), Marcelo Teixeira (PMDB-CE), professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) e Silvio Torres (PSDB-AM).
Na oportunidade, o ministro comentou que a Copa de 2014 deverá gerar investimentos diretos de R$ 47 bilhões no país. Outro anuncio destacado pelo ministro é que todas as cidades-sede escolhidas pela Fifa vão continuar no projeto da Copa porque está apostando que todas as anfitriãs do mundial de futebol irão cumprir com os compromissos assumidos.
Hamm destaca que o Brasil tem grande responsabilidade de sediar a Copa e que certamente deixará grande legado. No entanto, enfatiza sobre a necessidade de acelerar a organização e fundamentalmente a consistência da imagem do país como organizador. O parlamentar também destacou atuação do ministro frente a esse assunto e nas Olimpíadas de 2016. “É necessário sistematizar as ações, o comando para que as coisas ocorram no tempo certo e dentro dos compromissos assumidos”, complementa.
O parlamentar relata que os trabalhos devem estar voltados no acerto do cronograma de trabalho, com uma pauta sincronizada. No que se refere aos recursos, Hamm comenta sobre a necessidade de efetivar financiamentos, mas também, recurso orçamentário efetivo, e com as garantias provisionadas em termos de orçamento.
Uso do biodiesel na Copa
Ampliar os percentuais de uso de biodisel e etanol foi à proposta apresentada pelo deputado Afonso Hamm durante a audiência. Comparado com o óleo diesel derivado do petróleo, o biodiesel puro reduz em até 78% as emissões de gás carbônico, além de diminuir em 90% as emissões de fumaça e praticamente eliminar as emissões de óxido de enxofre. A sustentabilidade ambiental é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com a Fifa e o deputado Hamm está reforçando sobre a importância de colocar em prática nas cidades-sede o uso intensivo desse combustível renovável de menor impacto no meio ambiente.
Na ocasião, o ministro disse que existe um projeto para a ampliação do percentual do combustível renovável utilizado em automóveis. "Estamos estudando essa medida como forma de promoção dos biocombustíveis", afirmou.
Medida Provisória
Na oportunidade, foi anunciada Medida Provisória 488/10, que chegou no Congresso Nacional e autoriza a União a participar de consórcio para realização de obras das Olimpíadas de 2016. O ministro lembrou que o Executivo incluiu na medida a simplificação do processo de compras governamentais para a melhoria da infraestrutura aeroportuária. O ministro disse que diante do prazo exíguo para investimentos da Infraero, pode haver rito mais simplificado e direto de compras governamentais dos jogos olímpicos para o quesito aeroportos antes da Copa.
Foto: Marcia Marinho
Mais Informações – Gabinete do Deputado AFONSO HAMM
Gabinete 467 – Anexo III – Telefone (61) 32155467
- Jornalista e Chefe de Gabinete – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 –
(61) 99099010 – imprensamarciamarinho@gmail.com;
- Jornalista Ana Carolina Costa - MTb 12.702 – (51) 33924609
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário