Total Pageviews

1,205,542

Capacitação em Comunidades Quilombolas

Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes e a Secretaria Municipal de Cultura juntamente com a Universidade Federal estão promovendo o curso num total de 40 horas divididos em três dias de atividades nos meses de maio, junho e julho.

A Meta dos três dias de capacitação é a construção de material e currículo para comunidades Quilombolas de Canguçu.

A capacitação teve inicio nesta manhã de sexta-feira (28), com professores de História que atuam em Canguçu. A ideia da ação, além de discutir aspectos étnico-culturais dos afro-descendentes presentes nos Quilombolas e nas escolas onde frequentam, é construir um programa curricular específico a essa etnia.

Para a Vice-Prefeita Mariza Eslabão, a proposta do Curso se traduz numa educação diferenciada, justa por permitir o real conhecimento da história do Brasil, do RS, de Canguçu e principalmente das comunidades Quilombolas. Destacou também que a Administração Municipal tem trabalhado em projetos e ações de melhoria social e geração de renda para Quilombolas.

O grande destaque da manhã desta sexta foi a participação do Professor Dr. Amauri da UCAM-RJ, que falou das belezas, do mercado de escravos, lutas e caracteristicas e das africanidades dos Quilombos.

As atividades já tem datas definidas, hoje dia 28/5 até as 16 horas com debate com o expositor, amanhã 29/5 até as 12 horas, dia 30/6, 01/7 e 06/8 com a oficina “A Terra e as Praticas de Manusear a Vida”, a oficina visa a promoçãp da socialização de saberes entre as comunidades quilombolas locais e do resto do país, como forma de ampliar o conhecimento sobre as distintas e/ou semelhantes formas de usar a terra.

Com informações do site da Prefeitura Municipal
Compartilhe:

cultura

educação

Eventos

Deixe um Comentário:

0 comments: