A Bancada do Partido Progressista (PP) na Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu - através dos Vereadores Ubiratan Rodrigues, Arion Braga, Zé Fernando e César Madrid, está entrando com um projeto de lei para incluir a disciplina de estudo da língua pomerana no currículo escolar da rede municipal de ensino.
A Co-oficialização da língua pomerana em Canguçu teria por objetivo valorizar e preservar a cultura local, promovendo um resgate de hábitos, tradição, artes, gastronomia, música, folclore e escrita da etnia pomerana.
Em Canguçu o idioma pomerano é transferido de forma oral entre as gerações e a forma escrita é uma antiga bandeira de luta das comunidades do interior do município. Com o ensino regular da língua as mesmas comunidades podem participar de ações da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
No Estado do Espírito Santo (ES), cidades como Vila Pavão, Santa Maria do Jetibá, São Domingos, Pancas e Laranja da Terra o pomerano faz parte da grade escolar desde 2005 através do Projeto de Educação Escolar Pomerana (PROEPO). O Pesquisador Dr. Ismael Tressmann lançou um dicionário de pomerano após 10 anos de pesquisa, o "Pomerisch-Portugugijsisch Wöirbau (Dicionário Enciclopédico Pomerano-Português) que possibilitou o registro escrito da língua, um grande passo para comunidade pomerana registrar sua língua.
Se aprovada a iniciativa a introdução da disciplina da Lingua Pomerana em Canguçu, o ensino deve começar a partir do exercício de 2011. A idéia do Projeto foi do coordenador da bancada do PP, Nilso Pinz, que pesquisa há vários anos a cultura pomerana na região Sul do Rio Grande do Sul.
O Projeto na íntegra pode ser conferido aqui, acesse e confira
Informações via e-mail
Augusto Pinz
Diretor de Comunicação e Divulgação
Câmara Municipal de Vereadores
Canguçu-RS
53-3252.1528
http://www.camaracanguss.rs.gov.br/
www.twitter.com/camaracangucu
Foto: Augusto Pinz - Divulgação
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário