Total Pageviews

1,205,980

Campanha ‘Viva bem no trânsito’

Compartilhe:
Em mais uma terça de atividades pelas escolas de Canguçu, o projeto ‘Viva bem no trânsito’ deu continuidade a jornada ontem (8) na Escola Gonçalves Dias, localizada no Rincão dos Marques, 4º distrito de Canguçu.

Desta feita andamos um pouco mais longe: são aproximadamente a 38 quilômetros para chegar até lá, partindo da sede do município. Na escola a equipe foi recebida generosamente pela diretora Margarete Krause Thurow.

Às 9h começaram as atividades do programa. Um prédio da comunidade localizado ao lado da escola foi utilizado para o encontro. Alunos apresentaram a peça teatral ‘Mãe eu fui e não voltei, e nem bebi nada’, cujo roteiro foi elaborado pela diretora da escola. Durante a apresentação da peça, muito bem elaborada e interpretada, houve momentos de fortes emoções porque o trabalho foi muito bem desenvolvido. Após foi apresentada outra encenação denominada ‘Sinais de Trânsito’.
 
A segunda parte da programação teve uma esplanação da equipe sobre os motivos e objetivos do projeto. Estavam presentes no encontro a vice-prefeita de Canguçu Marisa Eslabão, o secretário de Educação e Esportes Andrio Duarte e as supervisoras de educação Ana Cristina Dias de Oliveira, Paula Jacondino e Vera Griep; representando a secretaria de Transportes, Trânsito, Obras e Serviços Públicos, Rogério Marten Machado, e representando o CFC Canguçu, Paulo Moura e o instrutor Daimir Rodrigues Leal, que destacaram a importância da participação da comunidade para o êxito do projeto.

A palestra com o instrutor Daimir abordou o comportamento de motoristas e pedestres no trânsito. Encerrada essa atividade houve também uma pequena palestra com Rogério Marten.

No turno da manhã assistiram ao programa aproximadamente 100 crianças dos anos finais do ensino fundamental e a equipe foi convidada a saborear um delicioso almoço oferecido pela escola.

Na parte da tarde as atividades começaram às 13h. Logo no começo foi apresentada uma peça, paródia de casamento caipira, denominada “Nem o trânsito nos separa” escrita pela professora Adriane da Silva Fagundes. Também foi apresentada uma música em forma de poesia, adaptada com o título de “Sinais de trânsito”, interpretada por alguns alunos.

Depois de repetida a mini palestra de Rogério Marten Machado, foi apresentado o novo membro da equipe, o boneco “Guarda Belo”, que foi recebido com muita alegria, escalando todos os alunos que assistiam ao programa para se tornarem membros da “patrulha do trânsito” e ajudarem a disseminar os conhecimentos aprendidos e fiscalizar as ações de amigos, pais e demais familiares.

O Guarda Belo fez a apresentação de vídeos destinados aos alunos dos anos iniciais e emocionou os cerca de 100 alunos que participaram do programa nesse turno.

Merece destaque o excelente trabalho da direção da escola que contou inclusive com a participação da comunidade, da empresa Transportes Lima, que patrocinou as camisetas usadas pelos alunos que interpretaram a peça pela manhã e dos pais de alunos que assistiram à programação na parte da tarde.

Temos a certeza que essas sementes que agora plantamos, com a colaboração das comunidades onde estão localizadas as escolas, darão muitos frutos, ajudando a construir um lugar melhor para se viver e um trânsito mais humanizado.
 
Fonte: Paulo Moura
Gerente Geral do CFC Canguçu
Compartilhe:

campanhas

educação

transito

Deixe um Comentário:

0 comments: