Total Pageviews

1,205,912

Plano de habitação para Canguçu

Compartilhe:
Dados levantados colocam Canguçu como município de boas moradias apesar de deficit habitacional

Nesta manhã(19), na Câmara Municipal de Vereadores está acontecendo a Audiência Pública sobre o Diagnóstico Habitacional do Plano Local de Interesse Social de Canguçu conforme o Decreto 051/18 da Prefeitura pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente para aprovação do documento.
O Secretário da pasta, Basílio Barbosa, fez a abertura da Audiência e colocou aos presentes a importância de o Município ter um plano habitacional de perfil social e popular. Após, o professor da FURG Glauber Acunha Gonçalves colocou e discutiu como Canguçu preparou o plano de habitação.

Para o levantamento da realidade habitacional, imagens de satélite, redes de água, esgoto e elétrica, pesquisa de campo e fotografia de residências urbanas foram alguns instrumentos utilizados para o conhecimento sobre o deficit habitacional no município dentro dos últimos cinco anos, tempo delimitado pela pesquisa.

Os dados mostraram que Canguçu tem carência habitacional de aproximadamente 1.500 residências – cidade e interior - ao considerar o deficit na perspectiva quantitativa e na qualitativa.

Os dados levantados também colocam Canguçu em uma condição adequada quanto ao parâmetro de densidade demográfica: dos 53.076 habitantes, 36% moram na zona urbana e 64% na rural; 15 habitantes por km² e 47 por hectare. São mais de 12.000 propriedades com luz elétrica no interior e mais de 9.000 imóveis urbanos que, destes, 96% são considerados como “boa casa” em função da qualidade da cobertura, da pavimentação e das paredes.
Outra informação interessante é que Canguçu apresenta índices de saúde melhores que Caxias do Sul, classificada como 1ª do Estado. Já a educação é comparada com percentuais à de Caxias.

No geral, Canguçu só não apresenta índices de IDH a ponto de se aproximar entre os primeiros do ranking estadual porque o saneamento básico, principalmente no interior, em parte, ainda precisa de melhorias.

Em linhas gerais, o deficit habitacional municipal está em torno de 11%. No entanto, Gonçalves, professor da FURG, destacou que politicamente Canguçu é destaque pelas ações organizadas em prol de melhoria das condições habitacionais no município, citando o Plano Diretor, os projetos de casas e apartamentos já feitos pela Prefeitura e o próprio Plano Local de Interesse Social como formas de projetar e organizar o desenvolvimento das áreas urbana e rural.

Prefeitura de Canguçu, FURG e Caixa Econômica Federal são parceiros na elaboração do Plano Habitacional em discussão na Audiência Pública. Após a aprovação, o documento será entregue ao Ministério das Cidades ainda neste ano com vistas à continuidade dos projetos habitacionais no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal
Compartilhe:

habitação

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: