Total Pageviews

Governo do Estado mobiliza população para o combate à dengue

Compartilhe:
A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), promoveu um evento de mobilização para a luta pelo controle da dengue, na tarde desta quarta-feira (09), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Celso dos Anjos, apresentou a situação atual da dengue no mundo, no Brasil e no Estado, as estimativas de aumento de casos e as estratégias do plano estadual de contingência.

Segundo ele, em 66 municípios do Rio Grande do Sul foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. Até hoje foram registradas 92 notificações, destas 57 casos foram descartados e 34 encontram-se em investigação. Apenas um caso importado do Rio de Janeiro foi confirmado em Montenegro. O diretor informou que as estimativas indicam que existe um risco de epidemia de dengue no Estado nos meses de março, abril e maio e que o plano de contingência prevê maior controle nas regiões Noroeste, onde foi registada a maioria dos 4.992 casos do verão de 2010 e na região metropolitana.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, salientou que, frente ao perigo de uma epidemia, a mobilização em torno do controle da doença deve ser feita por toda comunidade, inclusive pela imprensa. Ele disse que esta iniciativa foi incentivada pelo próprio governador Tarso Genro , que pediu atenção especial em torno do tema. "A minha preocupação não é somente onde foram registrados muitos casos no ano passado, onde a comunidade sentiu, viu e presenciou o momento de dificuldade e por isto está em alerta, fazendo a sua parte", afirmou.

De acordo com o secretário, "é na região metropolita, onde, embora exista preocupação dos gestores, tem que haver maior mobilização das pessoas em relação ao enfrentamento. A luta contra a dengue tem que bater na sociedade como um efeito dominó."

O superintendente da Funasa, Gustavo de Mello, disse que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha encarregou o órgão de estar na linha de frente no combate à dengue em todo o Brasil. "Vamos nos somar ao comitê de crise,( que é formado por várias secretarias de estado, sob a coordenação da SES), vamos capacitar , e reorganizar as ações. Este é um momento importante para a vida institucional da nossa fundação."

Participaram do encontro, o Secretário Adjunto da SES/RS Elemar Sand, o secretário adjunto municipal da Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, prefeitos de municípios da região das missões, secretários municipais de saúde da região metropolitana, e diretores da SES. Também prestigiaram o evento trabalhadores da Funasa e da Saúde Estadual.
 
Tarso apresenta proposta de Pacto pela Educação ao ministro Fernando Haddad

Após a agenda de trabalho em Porto Alegre, na quarta-feira (08), o governador Tarso Genro encontrou-se com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Disposto a recolocar o Estado na posição de referência em educação, o Governo gaúcho prepara uma ação que irá envolver toda a sociedade, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que já constituiu uma Câmara Temática específica que irá trabalhar no Pacto pela Educação.

O chefe do Executivo gaúcho apresentou a Haddad as diretrizes do projeto, que visa articular toda a rede de ensino e seus professores para elaborarem propostas de qualificação no ensino. Haddad elogiou a iniciativa e garantiu que o Ministério da Educação irá colaborar na organização e execução do Pacto.
 
 
Via RS
Compartilhe:

governo do estado

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: