O laboratório fotográfico da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em conjunto com a coordenação do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI), abre suas portas para a comunidade no Dia Mundial da Pinhole, comemorado no dia 30 de abril. O IEAVI é um dos institutos vinculados à Secretaria de Estado da Cultura.
O que é Pinhole?
Pinhole, em inglês, significa buraco de alfinete. Esse é o tipo de câmera fotográfica mais simples que existe. Ela não tem lente, nenhum mecanismo, e qualquer pessoa pode fazer. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples. Para construir a câmera é preciso apenas uma caixa em que a luz não penetre. Nessa caixa é feito um furo minúsculo (o buraco de alfinete) na parte da frente, deixando a luz entrar. Dentro da caixa, no lado oposto ao furo, uma imagem será formada.
O Dia Mundial da Pinhole ou Pinhole Day
Há 10 anos, em todo o mundo, fotógrafos se mobilizam para fazer pinholes e publicá-las no site oficial do Evento http://www.pinholeday.org/. Esta prática é uma forma de incentivar o encontro de pessoas e a criação de imagens de baixo custo, mas com infinitas possibilidades.
Atividades
Workshop de fotografia Pinhole - para construção de câmeras para o Pinhole day
Turma A - Dias 28 e 29/04 (quinta-feira e sexta-feira) das 14 às 17h
Turma B - Dias 29 e 30/04 (sexta-feira e sábado) das 10 às 13h
Vagas: 8 para cada turma
Instrutor: Gustavo Razzera
Informações e Inscrições com Aline pelo fone: 3216-9913 ou pelo e-mail: ieavi@cultura.rs.gov.br
O Dia Mundial da Pinhole ou Pinhole Day
Dia 30/04 - das 14 às 18h
Aberto e gratuito a todos os interessados
Material de laboratório oferecido pela CCMQ
Cada participante deverá trazer sua câmera Pinhole
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário