Por uma educação ambiental transformadora no município de Canguçu-RS |
POR UMA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU-RS
Leandro de
Oliveira Campelo
Tecnólogo em
Saneamento e Controle Ambiental-IFSul/RS. Especialista em Educação Ambiental. Educador
Ambiental da Prefeitura Municipal de Canguçu
Membro do
Comitê Gestor de Política Municipal de Educação Ambiental de Canguçu-RS.
Email:
cogeambiental@gmail.com
Roberta do
Espírito Santo Luzzardi
Engenheira
Agrônoma-UFPel. Especialista em Educação Ambiental.Educadora Ambiental da Prefeitura Municipal de Canguçu
Membro do Comitê Gestor de Política Municipal de Educação Ambiental de Canguçu-RS.
Email: cogeambiental@gmail.com
INTRODUÇÃO
O
município de Canguçu está localizado na Serra dos Tapes a qual forma junto com a
Serra Herval a região fisiográfica gaúcha Serras do Sudeste. Serras divididas
pelo rio Camaquã, que limita ao norte o município e que se constituem dos solos
mais antigos do Estado, como parte do Escudo Rio-Grandense de formação no
Período Arqueano.
A Educação
Ambiental é considerada uma atividade estratégica por ser a opção mais viável
para o esclarecimento da atual e das novas gerações quanto ao comportamento
harmonioso que deve existir entre as atividades humanas e o patrimônio
ambiental, local e global.
A Educação
Ambiental é realmente transformadora se nos leva a construir atitudes
intimamente associadas às experiências cotidianas, que por sua vez, são
dimensões da realidade com passado e futuro
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU
Segundo
a historiografia oficial, no século XIX, os primeiros registros sobre a educação
mencionam que em 07 de agosto de 1848, aconteceu a criação da primeira escola
régia para meninos. O primeiro professor Bento Joaquim das Chaves, seria
substituído três anos antes da criação do município, em 04 de maio de 1854, por
Antônio Joaquim Bento, o qual assumiu a função de professor para meninos, aos 21
anos de idade, depois de nomeado pelo Presidente da Província, Visconde de
Sinimbu.
De
acordo com a Prefeitura Municipal de Canguçu (2010), durante a Revolução
Farroupilha, mais precisamente em 1849, o professor Joaquim Pedro d’Alcântara
foi nomeado para alfabetizar meninos. Os farroupilhas acreditavam que a
verdadeira revolução significava mudança na sociedade, que só seria conseguida
através do desenvolvimento cultural do povo, por meio de uma autentica educação
republicana.
Assim
como acontecia em toda Europa e no resto do país, havia uma separação quanto ao
gênero nos estabelecimentos escolares. A primeira aula régia para meninas foi
criada no município em 09 de fevereiro de 1857, tendo como professora Florinda
Teixeira Creu. O corpo discente era constituído por pessoas da comunidade que
tinham os primeiros anos escolares. Não havia escolas no país, os governantes
criavam aulas, isto é, eram designadas aulas do professor ou professora para
instruir os alunos em salas e galpões de casas particulares. As aulas eram
criadas para servir aos interesses de pessoas influentes na comunidade. Muitas
empregavam as filhas, esposas ou parentes dos mesmos. O conteúdo era
desenvolvido seguindo orientação do intendente (prefeito), através de documento
existente na Intendência.
Cabe
salientar que a primeira escola criada oficialmente na sede do município foi o
Colégio Elementar da Vila de Canguçu (atualmente Escola Estadual de Ensino
Fundamental Irmãos Andradas), pelo Cel. GN Genes Gentis Bento, através do Dec.
1826 de 08 de março de 1912.
PANORAMA ATUAL DA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU
Atualmente, o município de Canguçu – RS possui em sua rede municipal de ensino
6316 discentes distribuídos em seis Escolas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental na zona urbana, duas Escolas de Educação de Jovens e Adultos, cinco
Escolas de Educação Infantil na zona urbana e vinte e cinco Escolas de Educação
Infantil e Ensino Fundamental na zona rural.
De
acordo com a Constituição Federal de 1988 a educação ambiental deve ser
trabalhada de forma interdisciplinar nas escolas, não como uma disciplina
isolada. É neste contexto, que as questões ambientais, são trabalhadas no
município de Canguçu. Num primeiro momento, como tudo que é novo, os
profissionais da área de educação tiveram dificuldades para inserir essas
questões em seus conteúdos programáticos. Salienta-se que alguns ainda têm
resistência com relação a essa questão. Isso porque em sua formação as questões
ambientais não foram inseridas e as que tiveram, sempre de forma fragmentada, ou
seja, desconectadas do todo.
Com a
intenção de fomentar trabalhos e projetos pela comunidade escolar, foi criada,
em 1993, a Feira Municipal de Ciência Prof° Carmem Leli da Silva Bohn.
Posteriormente, em função de ampliar os tipos mostras de projetos/ trabalhos
para não se ter somente experimentos, modificou-se o a política da Feira de
Ciência, passando essa, a ter outra denominação, atualmente,Feira Municipal
de Ciência e Tecnologia Prof° Carmen Leli da Silva Bohn.
Em 2005, foi criada a Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, e assim, na mesma data, o Departamento de Educação Ambiental dentro do setor do meio ambiente. Esse departamento tem como objetivo estudar, pesquisar, elaborar e desenvolver projetos na área ambiental, utilizando os meios pedagógicos, visando à busca de metodologias científicas capazes de desenvolver um planejamento voltado para a gestão da educação ambiental; despertar no educando o interesse pelo aprofundamento do conhecimento ambiental; fazer do estudo da educação ambiental uma fonte de informação modificadora da visão simplista do meio ambiente; criar instrumentos que cientificamente demonstre ao educando o nível de poluição, bem como os agentes causadores deste fenômeno degradante do meio ambiente e que diariamente e de forma permanente convivem com a população humana; despertar no meio estudantil o espírito de questionamento e de inquietude com as políticas ambientais de forma que se demonstre na prática, na escola ou na família a participação de campanhas de coleta e seleção do lixo reciclável; criar e oportunizar reuniões, simpósios e palestras escolares e comunitárias, objetivando a efetiva formação da consciência coletiva em defesa e preservação do meio ambiente e executar outras tarefas correlacionadas com a área ambiental.
Em 2005, foi criada a Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, e assim, na mesma data, o Departamento de Educação Ambiental dentro do setor do meio ambiente. Esse departamento tem como objetivo estudar, pesquisar, elaborar e desenvolver projetos na área ambiental, utilizando os meios pedagógicos, visando à busca de metodologias científicas capazes de desenvolver um planejamento voltado para a gestão da educação ambiental; despertar no educando o interesse pelo aprofundamento do conhecimento ambiental; fazer do estudo da educação ambiental uma fonte de informação modificadora da visão simplista do meio ambiente; criar instrumentos que cientificamente demonstre ao educando o nível de poluição, bem como os agentes causadores deste fenômeno degradante do meio ambiente e que diariamente e de forma permanente convivem com a população humana; despertar no meio estudantil o espírito de questionamento e de inquietude com as políticas ambientais de forma que se demonstre na prática, na escola ou na família a participação de campanhas de coleta e seleção do lixo reciclável; criar e oportunizar reuniões, simpósios e palestras escolares e comunitárias, objetivando a efetiva formação da consciência coletiva em defesa e preservação do meio ambiente e executar outras tarefas correlacionadas com a área ambiental.
Criou-se em 2006, o 1° Seminário de Educação Ambiental Municipal, hoje, em sua
III edição, tem a finalidade de incentivar discussões, reflexões e soluções a
respeito de problemas ambientais, buscando trazer profissionais de outras
regiões e do próprio município interados na questão ambiental.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a
percepção de que as ações de educação ambiental devem ser trabalhadas por um
núcleo constituído por profissionais de diversas áreas do saber, foi criada em
17 de março de 2009, o Comitê Gestor de Política Municipal de Educação Ambiental
de Canguçu (COGEA), em conformidade com a lei n° 3421/2009. Acrescenta-se
que é o primeiro comitê com este caráter do interior do Estado do Rio Grande do
Sul. Uma de suas principais atribuições é promover a integração entre as ações
de educação ambiental dos diferentes órgãos da administração municipal.
Trabalhar a educação ambiental requer uma visão integradora das necessidades e
da forma de viver e compreender a realidade do meio ambiente no qual vivemos. O
Comitê atua como disseminador de conhecimento entre a população de Canguçu e
fomentador de parcerias entre os órgãos municipais, estaduais e federais, grupos
da sociedade civil e empresas. As secretarias que fazem parte do COGEA
são: Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária; Secretaria Municipal de
Educação; Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo;
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; e outras Secretarias
Municipais com outras afinidades de ações.
Em
2009, foi criada, através de Lei Municipal, a Semana Municipal da Água,
que deverá ser promovida, na primeira quinzena do mês de outubro de cada ano.
Tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre a importância da água,
sua preservação e uso racional. Além disso, as atividades programadas, que são
dirigidas a adultos e crianças, visam estimular a preocupação com os recursos
hídricos como um todo e a cidadania. Essa semana torna-se importante,
principalmente pela abundância hídrica de nossa região. O nosso município está
sobre um divisor d’água, entre a Bacia do Rio Piratini e da Bacia do Rio Camaquã.
Além do que, Canguçu possui cinco nascentes: do Arroio Pantanoso; do Arroio da
Divisa (do Rio Camaquã); do Arroio do Valadão; Arroio do Vini; e do Arroio
Pelotas.
Atualmente, realiza-se a mobilização para a construção da AGENDA XXI no
município.
Referências:
DIAS, Genebaldo F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 6ª ed. São Paulo: Gaia, 2000.
PEDRINI, A. G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
DIAS, Genebaldo F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 6ª ed. São Paulo: Gaia, 2000.
PEDRINI, A. G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE CANGUÇU. Disponível em:
http://www.prefeituracangucu.com.br.
Acesso em o3 de set. de 2010.
Link de Origem: http://www.revistaea.org/
O uso das fotos produzidas pelo Blog Em Questão é livre. De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito. Ricardo Moura / Em Questão
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