Total Pageviews

1,206,144

Alceu Moreira pressiona presidente da Anvisa sobre consulta 112

Compartilhe:

A consulta pública 112, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pretende banir a utilização de aditivos nos cigarros e, consequentemente, a produção do fumo tipo Burley no Brasil.

A pauta foi o tema de reunião na manhã desta terça-feira, 14, com o diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, no gabinete da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). 

O deputado Alceu Moreira, relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta a consulta, voltou a defender os produtores de tabaco. Para o parlamentar, as campanhas contra o fumo são necessária e legítimas, mas o que não pode ocorrer é a insolvência dos produtores de fumo, que não tem outra opção de cultura para a sobrevivência.

Outro ponto abordado pelo deputado trata do consumo de cigarros contrabandeados, o que hoje representa 30% do comércio. "Com as restrições o contrabando deve aumentar para cerca de 70% do mercado. E esse fumo não tem nenhuma fiscalização sanitária", destacou.

Ao que tudo indica a pressão feita pelos parlamentares e produtores têm surtido efeito. Tanto que a Anvisa revela que aceita ceder em alguns pontos. Em breve, inclusive, devem apresentar uma proposta alternativa que contemple o máximo possível os envolvidos.
Ainda participaram da reunião os deputados Jerônimo Goergen (PP/RS) e Rogério Peninha (PMDB/SC)


Rodrigo Mallmann
Jornalista


© 2010 - 2012. Todos direitos reservados a Ricardo Moura. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Compartilhe:

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: