Desde a última sexta-feira, todas as 29 regiões policiais gaúchas contam com a sua própria equipe volante, situada nas sedes das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A ação consiste em um serviço de pronto-atendimento nos locais de ocorrências de delitos, seguindo o modelo já desenvolvido na Capital.
As volantes estão em conformidade com o Código de Processo Penal, que determina o comparecimento do agente e da autoridade policial nos locais de ocorrência delituosa, e realizam o isolamento do local, a apreensão dos objetos relacionados ao fato, o colhimento da materialidade dos delitos e o arrolamento de testemunhas.
Segundo o titular do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Ivan Carlos da Motta, a presença da volante, ostensiva, caracterizada com as cores da Polícia Civil, trará uma maior sensação de segurança e servirá também para aumentar a confiança da sociedade no trabalho da Polícia. Aumentando a confiança da população, também aumenta a colaboração com os órgãos policiais, o que faz com que cada vez mais crimes sejam elucidados. "O surgimento das volantes em todo o Estado é uma iniciativa única no Brasil, que serve de modelo para os outros estados como marco para se repensar a segurança pública", afirma o delegado Motta.
Qualificação do inquérito
Conforme Motta, as volantes estarão a serviço das delegacias da região e servirão de aporte de recursos para operações de qualquer outro estabelecimento policial, conforme a necessidade. "O trabalho das volantes vem para qualificar o inquérito policial, trazendo maior eficiência e agilidade", diz.
De acordo com o delegado, as volantes atuarão, em alguns casos, em cidades diferentes de suas sedes regionais em função da demanda das ocorrências. É o caso de Osório, que terá sua volante em Tramandaí; Gramado, com a volante em Taquara; Alegrete, onde a volante será situada em Uruguaiana, e Santiago que terá a volante em São Borja, pois já conta com uma equipe na sede.
Os recursos humanos para a concretização das volantes em todas as regiões tem o aporte dos novos agentes recentemente formados pela Academia de Polícia Civil, nomeados e empossados em setembro deste ano. Cada equipe das novas volantes do Interior será composta por três agentes
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário