Educação para a Vida |
Nesta Sexta feira dia 22 de Outubro a equipe “Viva bem no trânsito” deslocou-se até a Escola Dr. Jaime de Faria, localizada no Canguçu Velho no 1º Distrito de Canguçu, onde foi realizado o dia de ação do projeto. A equipe foi muito bem recebida pela diretora Nora Catia da Silveira Oliveira e sua equipe. Os componentes da equipe foram conduzidos até uma das salas de aula onde foi improvisado um auditório.
A escola estava muito bem decorada com muitos detalhes sobre os trabalhos referentes ao projeto, e nota-se que o assunto é tratado com muito empenho por lá. Um desenho elaborado por um dos alunos desta escola, com o título “Álcool e Direção não combinam com a nossa mente, seja inteligente”, será utilizado como tema da subcomissão de trânsito no projeto Adolescência sadia, no programa de prevenção da violência (PPV).
Pela equipe Viva bem estiveram presentes, representando a secretaria Educação e Esportes, a supervisoras educacionais Claudia Madrid e Ana Cristina Dias e Oliveira, representando a secretaria de Transportes e Trânsito Rogério Marten Machado e representando o CFC Canguçu o instrutor Cleiton Duarte Silveira e Paulo Moura. As atividades do programa tiveram seu inicio com a apresentação de uma paródia intitulada “Motorista legal” que foi criada na própria escola e interpretada por alunos do 8º ano.
A seguir iniciou-se a palestra da equipe “Viva bem no trânsito” onde o ponto central sempre é a vida, lembrando sobre as possibilidades, as escolhas, os aspectos comportamentais e o trânsito. Participaram da programação neste turno 40 alunos dos anos finais do ensino fundamental. Falou-se sobre valorização da vida estimulando a reflexão sobre os valores humanos, os cuidados com a vida este presente recebido de Deus, os sonhos e objetivos de cada um, as diferenças comportamentais e as suas conseqüências trazendo impedimentos na realização dos sonhos.
Os acidentes as drogas, as escolhas erradas, os aspectos técnicos do trânsito, suas regras e estatísticas. A equipe estimula a todos para que escolham o caminho do bem, cuidando-se no trânsito e na vida, pois as mudanças comportamentais, só ocorrerão com a participação de todos, com atitudes positivas e com a força da educação. Ao final do turno a equipe foi convidada a saborear um chá no refeitório da escola.
As atividades do turno da tarde iniciaram com uma encenação na quadra da escola, sob orientação do professor Adriel, com o uso de placas de sinalização, confeccionados pelos alunos, interpretando situações pertinentes ao trânsito. Após iniciou-se então a palestra da Equipe "Viva bem no trânsito” ministrada pela Supervisora Educacional Ana Cristina Oliveira, com apresentação de slides e vídeos educativos sobre o comportamento no trânsito, sempre com a participação do boneco “Lilico” recebido com muita alegria pelos 54 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, interagindo com as crianças, fazendo perguntas e brincadeiras.
Ao final pediu-se a todos que ajudem a fiscalizar as ações de amigos, pais e demais familiares. Houve agradecimentos e solicitação de apoio das crianças para difundirem os aprendizados sobre comportamento no trânsito e para que continuem a desenvolver atividades envolvendo a comunidade no projeto.
Texto: Paulo Moura
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário