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Politica dos Comentários

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Os comentários nos artigos de um blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Mas é bom ter algumas regras e parâmetros para que tudo funcione bem e o contato seja eficiente e útil para todos os visitantes, já que os comentários passam a fazer parte do artigo ali publicado – os comentários precisam ser relevantes para outras pessoas e têm que agregar valor à postagem. Diante de algumas reclamações, resolvi escrever uma Política para Comentários. O que antes era implícito, agora estará evidenciado aqui.


Reconheço que essa foi uma falha minha, em nunca ter deixado claro quais são os critérios que uso para moderar os comentários que recebo e determinar quais serão publicados ou descartados. De agora em diante, espero que fique claro para todos.

Vou usar este espaço também para responder aqueles que de alguma forma me acusam de “arrogante” ou que estou “censurando” as críticas ou que dizem que me acho “melhor que os outros”. Mas os comentários dos artigos não são o melhor lugar para relacionamentos.

Esse artigo servirá como ajuda para aqueles que querem saber como tratar dos comentários que recebem em seus blogs e fica como modelo.

Os comentários são Moderados.

Todo comentário que recebo é previamente lido. Só são publicados os comentários que eu, Ricardo Moura, o autor deste blog, considerar adequado para o artigo em questão. Apesar das regras descritas abaixo, nada garante que o comentário será publicado, pois me reservo o direito de não aplicar as regras aqui contidas e elas são apenas uma baliza de orientação para quem desejar expor sua opinião.

Tenho em vista, claro, os comentários que podem ser relevantes e que valorizam o meu trabalho. Não tenho interesse em publicar nada que ofenda a mim, nem que seja uma crítica impertinente ou desnecessária. Nos comentários só são aprovados textos que valorizam o que faço e que podem ajudar outras pessoas.

Os comentários têm de ser relevantes.

Para um comentário ser considerado relevante é preciso que tenha sido feito sobre o assunto correspondente ao artigo. Isso vale para dúvidas: só tiramos dúvidas por comentários se a questão levantada for referente ao tema/tutorial/assunto. Se deseja tratar de outros assuntos, como tirar dúvidas específicas ou levantar mais questões ou sugerir artigos – qualquer coisa que não está tratado no artigo em foco, faça isso usando nosso Formulário de Contatos.


Não deixe links no corpo do comentário.

Se quer divulgar o seu blog ou quer deixar o link de sei site, faça isso usando OpenID no lugar onde se assina o comentário (onde está “Comentar como:”). Mesmo que o comentário seja pertinente ao assunto, se tiver algum link, mesmo que no final do texto, será excluído.

Essa não é a melhor forma de divulgar o seu blog e isso não é elegante. Use, como disse, o OpenID, e assine seu nome no final do texto.

Escreva de forma consistente e clara.

Alguns escrevem comentários com péssima gramática e gritantes erros de português. Outros simplesmente escrevem duas ou três palavras (“valeu…”; “ótimo artigo…”; “você me ajudou muito…” entre outros). A grande maioria das vezes esse tipo de comentário é rejeitado e excluído na hora. São úteis para me manter motivado, mas não acrescentam em nada.

Se quer dizer o quanto o artigo te ajudou, e você quer agradecer, ao menos diga como e de que forma foi solucionado o seu problema e qual era a sua dificuldade antes de ter encontrado o meu tutorial ou texto.

Críticas, sugestões e correções.

Se tem alguma crítica a fazer sobre o artigo ou quer dar alguma sugestão para completar o texto publicado e até se encontrar algum erro, pode fazer isso pelo comentário referente ao artigo, mas pode ser que sua crítica, sugestão ou correção não sejam publicados. Isso não significa que ignorei seu texto.

Algumas vezes deixam sugestão de artigos. Eu anoto a proposta e, se for viável, eu escrevo o artigo e até cito quem deu a idéia – muitas vezes já fiz isso. Isso vale para as correções. As vezes algum erro de português passa desapercebido e alguém encontra. Eu corrijo, mas não publico o comentário, já que não é relevante para quem lê.

As críticas são todas lidar e levadas em consideração. Sei que eu sou limitado e posso sempre melhorar e aceito todo tipo de crítica. Mas os comentários não são lugar para isso. Mande um e-mail ou use o formulário, se deseja receber uma resposta.

Como tirar dúvidas.

Nos comentários não trato de dúvidas específicas e particulares, pois não é possível avaliar cada caso e nem atender ninguém individualmente.

Mas há duas formas de você ter sua dúvida específica respondida: Entre para nossa Comunidade no Orkut ou use o Formulário de Contatos. A comunidade no Orkut é bem prática, pois a sua dúvida específica fica à vista de todos e pode ajudar mais gente.

Se alguma dúvida deixada por comentário for considerada relevante para todos que lerão aquele artigo, então ela será publicada e respondida ali mesmo.

O mais importante: não tenho a obrigação de sanar nenhum problema ou dúvida de ninguém. Qualquer questão específica pode ser ignorada ou ficar sem resposta, pois não dou consultorias gratuitas. Sempre tento responder e ajudar o máximo possível, mas em alguns casos não tenho como ajudar, pois significaria trabalho. O Blog EMQUESTÃO é um blog de “Informação”, ou seja, você mesmo tem formar sua opinião, eu apenas aponto o caminho.

Concluindo.

Os Comentários dos artigos são o seu espaço para dar sua opinião, ajudar outras pessoas e completar o debate sobre os assuntos e tutoriais que trato aqui no Blog EMQUESTÃO. Use esse espaço de forma consciente e objetiva, pensando não só em si mesmo, mas em todos os outros que visitam nosso espaço. E, como já disse no início, reservo-me o direito de aplicar ou não essas “regras” descritas acima e até modificá-las quando quiser e como quiser, da melhor forma que considerar.

By Ferramentas Blog
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