O vereador Cesar Madri em visita na tarde desta quinta-feira (17) em Brasília acompanhou a comitiva de Prefeitos e Vereadores nesta importante visita a senadora Ana Amélia (PP), questões agrícolas e a solicitação do vereador quanto a apresentação de projetos em beneficio de pessoas portadores de deficiência foram entregues diretamente a representante gaúcha no senado federal.
A deficiência no setor elétrico tem limitado a capacidade de produção dos pequenos agricultores de cerca de 900 propriedades no interior de Barão do Cotegipe. O relato foi feito pelo secretário de agricultura do município, Valdecir Balestrin, em visita ao gabinete da senadora Ana Amélia (PP), nesta quarta-feira (16).
- Os trabalhadores da agricultura familiar não conseguem aumentar a produção e são penalizados por custos adicionais como para o aumento da carga de energia, contou o secretário.
As más condições das estradas e as consequentes dificuldades para o escoamento da produção também foram citadas na visita que reuniu ao mesmo tempo o vice-prefeito de Barão do Cotegipe, Gladir Antonio Dariva (PTB), prefeito de Engenho Velho, Bianor Santin (PP), e os vereadores do município, Helio Tomazini (PP) e Valdecir Estevan (PMDB), e o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner (PP).
- Não temos acesso asfáltico até a sede do nosso município. É uma luta antiga que travamos, contou o prefeito de Engenho Velho. As duas estradas que dão acesso até a sede da cidade, RS 500 e RS 324, não são pavimentadas, observou o prefeito Bianor Santin.
A falta de acesso asfáltico, que atinge 116 municípios gaúchos, tem provocado prejuízos econômicos, como no caso de Engenho Velho. "Temos um frigorífico parado há cinco anos porque ninguém quer assumir. Não conseguimos atrair investimentos e isso impede a geração de mais empregos", acrescenta o prefeito de Engenho Velho.
O transporte de estudantes para instituições superiores de ensino e também de pacientes do município até centros maiores para tratamentos de saúde também são afetados, relatam os gestores municipais.
Ciclo de debates sobre logística
O problema da logística deficitária tem recebido atenção especial da senadora Ana Amélia, que reafirmou o seu compromisso no setor durante o encontro com os prefeitos. A senadora mostrou preocupação com a situação, em especial devido a casos como a ineficiência do setor para o transporte de grãos. "A produtividade aumenta, porém o Poder Público não retribui com melhores condições para os agricultores", ressaltou.
Integrante da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), a progressista viu ser aprovado nesta quarta-feira (16), o requerimento que apresentou propondo a realização de um ciclo de debates para examinar os entraves existentes ao crescimento regional do país em três grandes áreas, entre elas a logística. A iniciativa e o empenho da senadora na causa foram elogiados pelos senadores integrantes da comissão.
Foto: Todos os direitos reservados a Ana Amélia Lemos
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário