Canguçu, Herval do Sul, Pinheiro Machado, São Lourenço, Camaquã e Arroio Grande, Imprensa, Associação Comercial de Pelotas, Azonasul, gabinetes de deputados estadual e federal, bem como entidades de classe e órgãos prestadores de serviços, atenderam ao chamado da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas, integrando a grande mobilização que se inicia na Zona Sul, contra os preços praticados nas praças de pedágio e à prorrogação de prazo do contrato da concessionária Ecosul.Herval, Canguçu, Pinheiro Machado, São Lourenço, Camaquã e Arroio Grande, Imprensa, Associação Comercial de Pelotas, Azonasul, gabinetes de deputados estadual e federal, bem como entidades de classe e órgãos prestadores de serviços, atenderam ao chamado da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Pelotas, integrando a grande mobilização que se inicia na Zona Sul, contra os preços praticados nas tabelas de pedágio e à prorrogação de prazo do contrato da concessionária Ecosul.
Reunidos ontem à tarde, na Câmara de Vereadores de Pelotas, representantes dos municípios citados foram unânimes em manifestar disposição de luta, levando o apelo de "basta" às autoridades do Governo - Ministério dos Transportes e ANTT.
Para lembrar, o vereador Dionízio Vellozo (PP) foi autor da proposição de criação, no Legislativo pelotense, de Comissão Especial para discutir pedágios. A partir de então, esteve em Porto Alegre, na reunião do Comitê Gaúcho de Controle Social (vinculado ao assunto) e em Brasília, em audiência com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento.
Considerando a necessidade de ser mostrada a força da região, Dionízio Vellozo, como membro convidado da Comissão Especial, presidida pelo vereador Ivan Duarte e tendo como membros os vereadores Luiz Eduardo Brod Nogueira, José Inácio Lopes de Jesus e Waldomiro Lima, foi um dos organizadores da reunião regional, com o objetivo conquistar, através da mobilização, a atenção e acolhida federal à pauta de reivindicações acerca dos pedágios da Zona Sul.
Diversos vereadores manifestaram-se durante o encontro, assim como o prefeito de Canguçu, Cássio Mota, representando a Azonasul, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas do Extremo Sul, a Associação dos Caminhoneiros de Pelotas e região, a Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar/Sul, e outros. De Pelotas, os vereadores Dionízio Vellozo, Beto da Z-3, Milton Martins, Diaroni Santos, Ivan Duarte e Zequinha foram unânimes na posição de protesto.
Vereador Madrid do PP presente na Sessão |
MANIFESTAÇÕES
Vereadores, prefeitos, entidades e associações vão realizar três grandes manifestações públicas nos próximos meses. Em maio, junto à praça de pedágio de Rio Grande; em junho, na de Canguçu; e em julho, no Retiro; todos na terceira semana de cada mês. O objetivo é levar às rodovias o apelo para que os usuários apóiem a mobilização, somando forças para que o Governo ceda à pressão da região, determinando a queda de valores praticados nas tabelas e bloqueie a prorrogação do contrato da Ecosul, por mais 12 anos.
Na quinta-feira, às 9h30min, participantes do Comitê Regional estarão presentes na reunião do Comitê Gaúcho de Controle Social, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, lutando pelo apoio à pauta de reivindicações.
A reunião serviu para formação do Comitê Regional.
O presidente da Comissão Especial
O vereador Dionízio Vellozo (PP), autor da proposição, no Legislativo pelotense, para formação de uma Comissão Especial para discutir pedágios, foi aplaudido em suas colocações
Tânia Regina Valério Magalhães
Assessoria de Imprensa do PP
Fotos: Hiago Bichet
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário