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Saúde de Canguçu recebe avaliação positiva dos usuários

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Na manhã desta quinta-feira 12 circulamos por vários pontos de atendimento público de saúde no município de Canguçu, a intenção era registrar a visão do cidadão usuário sobre as condições de atendimento, instalações, médicos disponíveis e distribuição de medicamentos.

No quesito instalações a aprovação é total, todos os entrevistados declararam que estão satisfeitos, limpeza, lugares para espera do atendimento foram alguns pontos destacados, um ponto negativo foi quanto a acessibilidade, solicitações quanto a dificuldade de subir escadas foram as mais freqüentes, todas relacionadas ao “Pronto Atendimento” .

No quesito distribuição de medicamentos a aprovação é de 78%, na maioria dos casos o medicamento é acessível e gratuito, os pontos negativos dão conta de uma parcela da comunidade que se diz extremamente carente e sem condições de adquirir medicamentos muito caros e vitais para a sobrevivência (Uso Continuo) , geralmente o caminho dessas pessoas é a defensoria pública movendo processo contra o estado.

Por fim a questão mais polemica é relacionada ao atendimento médico, opiniões das mais diversas foram colidas, qualidade do atendimento foi considerada boa por 81% dos entrevistados, mas com a ressalvas, , entre as pessoas atendidas no Pronto Socorro a média cai para 49% que consideram de boa qualidade, reclamações dão conta da falta de especialidades em Canguçu e a necessidade de se deslocar para outros municípios para consultar com médicos especialistas, uma sugestão importante é que se use as informações dos agentes de saúde para direcionar a demanda e as prioridades.

O atendimento por parte dos funcionários dos setores foi considerado muito bom por 74% dos entrevistados, apenas 2% acha ruim, reclamações neste quesito são com o atendimento telefônico do SAMU e na maioria absoluta dos entrevistados acha que deveria ter em Canguçu mais de uma ambulância do serviço tendo em vista que o atendimento realizado pelas equipes é considerado Excelente e referência de qualidade.

Os pontos de entrevistas foram o Hospital de Caridade, Pronto Atendimento, Secretaria de Saúde, Posto Central e Farmácia Municipal, ao todo foram 82 pessoas entrevistadas, uma simples colaboração para uma radiografia do serviço público municipal.

Foto: Ricardo Moura
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