Estabelecer as diretrizes da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados foi o propósito da reunião realizada no dia 5 de julho, em Brasília. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que coordena a região sul do país na Frente Parlamentar destacou a importância de estabelecer estratégias políticas voltadas à extensão rural.
Durante a reunião, liderada pelo coordenador da frente, deputado Zé Silva (PDT-MG), foi proposta a criação de um órgão federal para organizar as atividades de capacitação dos pequenos produtores rurais e gerir os recursos destinados ao setor.
Afonso Hamm, que já foi diretor administrativo da Emater-ASCAR/RS, destaca a importância de fortalecer o setor e estabelecer um planejamento estratégico para o atendimento à agricultura familiar.
Tecnologia e conhecimento
Na oportunidade, Hamm comentou que 47 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, e que 29% estão no meio rural. “Com esses números constatamos que uma média de 13 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza e estão no meio rural”, observa o parlamentar ao enfatizar que as diretrizes propostas pela Frente Parlamentar irão contribuir em diminuir a pobreza e acabar com a miséria.
O parlamentar defende a extensão rural pela importância que tem à assistência técnica, quando os extensionistas desenvolvem o social no meio rural. Dessa forma, Afonso Hamm reforça a necessidade de estabelecer políticas com propósito de contratar mais técnicos e extensionistas de bem-estar social rural para ampliar o trabalho e contribuir assim, na transferência da tecnologia e conhecimento, instruindo e orientando as famílias no campo. O deputado enfatiza sobre a importância de estabelecer os indicativos para priorizar a extensão rural, qualificar e valorizar o extensionista.
Durante a reunião, o deputado Zé Silva anunciou que a Frente Parlamentar irá apresentar propostas para o estabelecimento de um piso salarial nacional para extensionistas, que deverá ser inserido em Proposta de Emenda à Constituição. Também anunciou que será apresentado um Projeto de Lei para a inserção de cotas nas faculdades de ciências agrárias para jovens que tenham cursado o ensino médio em escola agrícola.
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário