Total Pageviews

Prefeito relata realidade social de Canguçu para ministra

Compartilhe:
Em ofício dirigido à ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome o prefeito Cássio Mota cumprimenta a iniciativa do Governo Dilma pelo lançamento do Programa O Brasil Sem Miséria. No documento, o Prefeito informa alguns dados sobre o município, com base nas principais características próprias de Canguçu: a extensão territorial de 3525 km2, maior minifúndio (Capital Nacional da Agricultura Familiar), com 53.259 habitantes, (de acordo com o último censo IBGE/2010), sendo que destes, 63% residem na área rural.

Só de estradas, situa o documento, possuímos mais de 8 mil km em nossa área rural, onde a maioria das propriedades possui entre 5 e 25 hectares. No total 4.100 famílias recebem o Bolsa Família, sendo que destas, 2.710 estariam enquadradas  na faixa de extrema pobreza, significando 5% da população - famílias com renda abaixo de R$ 70,00. Por outro lado, cita o documento, o Município possui CRAS, desenvolve o Projeto Minha Casa, Minha Vida – Rural, com a finalidade de qualificar a vida das famílias e fixá-las no campo.

O documento também sugere à Ministra uma metodologia que ajudaria em muito o acesso aos programas de inclusão, ou seja, a substituição da exigência da DAP pelo CADÚNICO, instrumento que contempla tanto famílias da área urbana como da área rural, simplificando o processo de análise pela Caixa Econômica Federal e acelerando o processo de liberações, que atualmente é bastante demorado. Cássio Mota cita, ainda, que Canguçu vem desenvolvendo programas de recuperação do solo, com 15 Patrulhas Agrícolas em ação no meio rural, número ainda insuficiente para atender a grande demanda, programas de incentivo a produção de frutas e de aumento à bacia leiteira, além de outras áreas de produção.

Destaca o Programa Luz Para Todos que beneficiou quase 5 mil propriedades rurais, através da ação parceira entre Governo Federal, Estado e Município, atingindo locais antes sem acesso desse benefício. Mas salienta, por outro lado, que ainda enfrentamos sérios problemas na área do saneamento básico, na área rural. Por fim, o prefeito Cássio Mota coloca à disposição do Ministério a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SEMAP, para em conjunto com o Estado e União viabilizar o acesso dos nossos pequenos agricultores e produtores às linhas de ação do Programa “Brasil Sem Miséria”, em cujo bojo está o acesso à água, luz, sementes, insumos, mudas e outros, imprescindíveis à população rural.

De forma unificada, através dessa parceria, o Prefeito entende que se estará resolvendo parte dos problemas existentes e que é o cotidiano das famílias do interior. Fotos e doutros documentos anexados, endossam as colocações deitas por Cássio Mota, em contra-ponto ao que foi publicado com base em dados do IBGE que apresentou como Canguçu como tendo o maior reduto de “extrema pobreza” no Estado, o que em números, não condiz com a realidade, com base no cadastramento do Bolsa Família e nas características do Município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canguçu
Compartilhe:

Prefeitura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: