Instituída
através da Lei Municipal nº 954/87 de 31 de março de 1987, a criação da
Secretaria Municipal de Saúde não só significou um importante avanço para o
município na área de saúde, objetivando prestar atendimento à saúde pública e
assistência aos necessitados, como também se tornou, uma referência pelas ações
desenvolvidas e pela estruturação dos seus serviços desde a sua criação à 24
anos atrás.
Conforme a
Emenda Constitucional nº 29, referente aos recursos que devem ser aplicados em
saúde, o município está destinando mensalmente mais de 15% das receitas
correntes líquidas, desta forma cumprindo a emenda. Habilitado na Saúde
Municipalizada na Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada, o município além de
possuir serviços diferenciados dos demais municípios da região, mesmo com
escassos recursos, porém bem distribuidos, tornou-se importante parceiro do
Hospital de Caridade de Canguçu, buscando disponibilizar à população local e
regional, um atendimento de melhor qualidade e uma oferta maior de
serviços.
O HOSPITAL DE CARIDADE DE
CANGUÇU
O Hospital de
Caridade de Canguçu, fundado em 1948 e de caráter filantrópico, conta hoje com
105 leitos ativados atendendo nas clínicas médicas, cirúrgica, e obstétrica, e
um ambulatório com exames complementares, radiografias, ecografias, e análises
clínicas, e duas ambulâncias do município disponíveis para o deslocamento de
casos mais graves para centros especializados através de Boletim de Referência e
Contra-Referência (atendimento SUS). Também mantém convênio com o Consórcio
Distrital de Saúde para consultas e exames especializados que o município não
consegue referência pelo SUS, seja pela falta ou demora.
CONVÊNIO
PREFEITURA X HCC
O
convênio entre Prefeitura Municipal de Canguçu e HCC, estabelece que o Hospital
deve aplicar mensalmente, a quantia de R$ 99.700,00 repassados pela Prefeitura,
no atendimento aos pacientes do SUS, disponibilizando, em contrapartida, aos
pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde e do Pronto Socorro do
Hospital, um número ilimitado de consultas de urgência e emergência, além disso,
deverá atender outros encaminhamentos provenientes do Pronto Atendimento e
Pronto Socorro do Hospital.
PLANTÕES MÉDICOS
Os plantões
médicos ginecologista/obstetra, realiza dez consultas/dia das segundas-feiras
aos sábados, juntamente com os atendimentos na Sala de Parto e Bloco Cirúrgico
de forma permanente e efetiva, inclusive procedimentos de Curetagem Semiótica.
Atende também a demanda de urgência e emergência em ginecologia e obstetrícia,
nos finais de semana, pontos facultativos e feriados, encaminhados pelo Pronto
Atendimento Municipal e Pronto Socorro do Hospital, através de Fichas de
Atendimento – FA.
ATENDIMENTO
PEDIÁTRICO
Em pediatria,
o HCC realiza oito consultas diariamente, inclusive finais de semana e feriados,
sendo encaminhadas pelo Posto de Saúde Central através da FA, ao pediatra de
plantão no HCC, devendo atender também toda a demanda de urgência e emergência
através de FA de ambos os locais, Pronto Atendimento Municipal e Pronto Socorro
do Hospital. O encaminhamento é feito obrigatoriamente após triagem por médico
clínico destes serviços e devidamente encaminhados de médico para médico, após
contato telefônico. Este profissional atenderá ainda de forma efetiva
permanente na Sala de Parto e Bloco Cirúrgico.
Os serviços
de anestesista e atendimentos médicos de Pronto Socorro, são mantidos 24 horas
todos os dias.
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Divulgação/ SMS
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