Total Pageviews

1,205,617

Horta em casa garante produtos mais saudáveis na mesa

Compartilhe:

Ali­men­ta­ção sau­dá­vel não é si­nô­ni­mo de ca­ra. ­Quem ga­ran­te é a nu­tri­cio­nis­ta An­dres­sa Mon­tag­na, . ­Além de re­co­men­dar o uso de fru­tas e ve­ge­tais da épo­ca, o que faz di­fe­ren­ça na ho­ra de pa­gar, ela su­ge­re o cul­ti­vo em ca­sa (e po­de ser até em apar­ta­men­to) de er­vas que vão en­ri­que­cer a ali­men­ta­ção com ­mais vi­ta­mi­nas, ­sais mi­ne­rais e fi­bras. Ter uma hor­ta em ca­sa po­de ser tão im­por­tan­te pa­ra a saú­de que a Pas­to­ral da Crian­ça já es­tá mi­nis­tran­do cur­sos pa­ra ­suas lí­de­res in­cen­ti­va­rem as co­mu­ni­da­des on­de aten­dem pa­ra o apro­vei­ta­men­to de es­pa­ços no quin­tal.
Evandro Monteiro/Equipe Folha


Uma das gran­des van­ta­gens do cul­ti­vo em ca­sa de al­guns ali­men­tos é o fa­to de ­eles não te­rem ne­nhum agro­tó­xi­co. ‘‘­Eles são fres­cos e al­ta­men­te nu­tri­ti­vos por­que não tem agro­tó­xi­cos e não so­frem ne­nhum pro­ces­so de ­conservação’’, ates­ta a nu­tri­cio­nis­ta.

Ela ci­ta o exem­plo das fo­lhas ver­des es­cu­ras que são ‘‘ri­quís­si­mas em ­magnésio’’, um mi­ne­ral que ­atua em ­mais de 300 fun­ções do or­ga­nis­mo. ‘‘Co­mo ele ­atua na cap­ta­ção de cál­cio, au­xi­lia na pre­ven­ção da os­teo­po­ro­se, ­além de me­lho­rar có­li­cas mens­truais, es­pas­mos e con­tra­ção ­muscular’’, afir­ma.

As fi­bras pre­sen­tes nos ve­ge­tais tam­bém pro­pi­cia ­mais sa­cie­da­de e con­tro­le da gli­ce­mia (açú­car no san­gue) e do co­les­te­rol ­ruim. Ou­tra van­ta­gem é que com o uso de er­vas pa­ra tem­pe­rar os ali­men­tos, as pes­soas pas­sam a ­usar me­nos sal e tem­pe­ros in­dus­tria­li­za­dos, cu­jo con­su­mo ex­ces­si­vo po­de le­var à hi­per­ten­são.

Pa­ra ­quem tem fi­lhos, ter uma hor­ta em ca­sa po­de ser um in­cen­ti­vo pa­ra ­eles con­su­mi­rem os ali­men­tos. ‘‘Quan­do a crian­ça par­ti­ci­pa do pro­ces­so de plan­tar e ver cres­cer, tem ­maior acei­ta­ção na ho­ra de con­su­mir os ­produtos’’, res­sal­ta An­dres­sa.

O que é cul­ti­va­do em ca­sa po­de ser usa­do no pre­pa­ro dos ali­men­tos co­mo tem­pe­ro, em su­cos, bo­los, ­chás, e no que a ima­gi­na­ção man­dar.

A ini­cia­ti­va da Pas­to­ral da Crian­ça de in­cen­ti­var o fei­tio de hor­tas ca­sei­ras, se­gun­do uma de ­suas vo­lun­tá­rias, Mar­li Ca­va­lie­re, ges­to­ra em gas­tro­no­mia, é ‘‘me­lho­rar a qua­li­da­de e di­ver­si­fi­car a ­alimentação’’, ­além de tor­ná-la ­mais aces­sí­vel. ‘‘E não é pre­ci­so nem mui­to es­pa­ço, nem mui­to di­nhei­ro pa­ra ter uma ­horta’’, afir­ma.

BENEFÍCIOS DAS ERVAS

Conheça melhor as características e o uso de cada uma delas:
Evandro Monteiro/Equipe Folha


Boldo do Chile - É extremamente digestivo. Tem efeito diurético e laxante.

Manjericão verde - De forma geral é calmante e digestivo, e pela concentração de magnésio, auxilia no tratamento de espasmos musculares. Na variação verde, ajuda a melhorar cólicas intestinais e menstruais.

Arruda - Usada em casos de coceira e tosse. Ajuda a aliviar dores reumáticas, cólicas intestinais e é usado para normalizar a menstruação.
Evandro Monteiro/Equipe Folha


Bálsamo - Tem efeito calmante e poder cicatrizante. Ajuda a aliviar dores musculares e melhorar gastrite.

Alecrim - Além de tempero saboroso para carnes, frango e peixes, o chá ajuda a combater tosse e dores no peito, dores musculares e cólicas menstruais.

Hortelã - Tem propriedade calmante e refrescante. Combate enjoo e problemas respiratórios. Também é digestivo, por colaborar para o aumento da quantidade de ácido clorídrico.
Evandro Monteiro/Equipe Folha


Alho japonês - Ajuda na prevenção de fatores que levam a doenças cardiovasculares, como colesterol alterado.

Menta - Assim como o hortelã, tem efeito refrescante. Ajuda a aliviar mau hálito e dores na região gastrointestinal.

Manjericão roxo - De forma geral é calmante e digestivo, e pela concentração de magnésio, auxilia no tratamento de espasmos musculares. Na variação roxa, ajuda a combater dor de cabeça e resfriados.
Evandro Monteiro/Equipe Folha


Pimenta - Tem uma substância chamada capsaicina, que aumenta a temperatura corporal. Essa característica faz da pimenta um auxiliar para tratamentos que visam aumentar o metabolismo e uma melhor utilização da gordura corporal.

Grama de trigo - Tem clorofila em alta concentração. Faz com que proliferação de bactérias ruins diminua e aumenta resistência a doenças. Tem efeito desentoxicante e antisséptico. Deve ser usada em sucos, de preferência com frutas fontes de vitamina C.

Salsinha - É rica em vitaminas C e E, além de ser diurético.

Couve - Alimento rico em clorofila, mas em menor concentração que na grama de trigo, tem efeito também para melhorar imunidade.

Camomila e erva cidreira - Têm propriedades calmantes. A espécie de cidreira chamada Melissa é a que mais tem efeito para quem sofre de insônia.

Fonte: Andressa Montagna, nutricionista

Contato com a edição do Blog : ricardomourars@gmail.com endereço: Tenente Edgar Werly, 545 Bairro: Isabel Canguçu Rio Grande do Sul CEP: 96600-000 Fones: (53) 8403-8825 e (53) 81285002.Para utilização de imagens e textos do blog sugerimos conferir as Políticas do Blog
Compartilhe:

dicas

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: