Total Pageviews

Catarina Paladini estará em Canguçu nesta segunda-feira (2)

Compartilhe:
O deputado estadual Catarina Paladini estará em Canguçu nesta segunda-feira (2) onde novamente vai presidir uma audiência pública da Comissão Especial para acompanhar a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) que vai relatar a realidade da instituição de ensino através das contribuições das diversas pessoas que tem participado das audiências públicas. O encontro vai acontecer na Câmara de Vereadores da cidade e está marcado para iniciar a partir das 9h30min e vai servir para escutar a população na busca da viabilização de uma unidade na localidade que tanto necessita de investimentos educacionais.

Ao final das dez reuniões, o órgão técnico tem até o final de abril para apresentar o relatório sobre a realidade das 24 unidades espalhas pelo Estado onde somente três possuem sedes próprias. A Comissão tem como objetivo analisar matérias relevantes não previstas entre as competências das Comissões Permanentes do Parlamento Gaúcho construindo um diagnóstico detalhado, além de acompanhar de perto das propostas e os rumos da política do atual governo para a UERGS. Também é incumbência desta Comissão trabalhar a questão estrutural, o número de profissionais e qual o rumo queremos dar para o futuro da instituição.

A UERGS foi uma grande conquista do povo gaúcho. Desde a década de 80, o sonho de uma universidade estadual começava a ser traçado, embora apenas tenha se concretizado, de fato, no ano de 2001, durante o governo Olívio Dutra e graças à participação popular no Orçamento Participativo daquela administração. Assim, reunindo o anseio da população e a necessidade do nosso Estado, a UERGS foi criada pela lei estadual 11.646/2001 e se tornou um marco no que diz respeito ao ensino público, buscando o desenvolvimento das regiões interioranas e a descentralização das instituições de ensino superior dos grandes centros para as demais regiões, a partir da oferta de diversas linhas de conhecimento de acordo com as necessidades de cada lugar.

Uma década após essa vitória histórica, a luta agora é para avançar as conquistas e fazer com que a UERGS se torne, de fato, referência em termos de qualidade de ensino. Afinal, o silêncio e o descaso dos últimos dois governos com a Universidade levaram a um inaceitável retrocesso, evidenciando na diminuição da oferta de vagas, extinção de cursos superiores e desvalorização do quadro profissional da instituição. Atualmente, as unidades estão espalhadas em sete regiões e contam com 2.108 alunos e 130 professores, muito pouco para que seja oferecido, realmente, um ensino satisfatório e razoavelmente qualificado. Além disso, a Universidade possui o menor orçamento entre todas as universidades estaduais do país.

Segundo Catarina, a experiência das primeiras audiências públicas estão motivando ainda mais uma luta que vêm fazendo parte de sua trajetória desde seu início no movimento estudantil. "Devemos lutar pela UERGS como há 10 anos, com a certeza de que o seu pleno funcionamento depende de dois fatores: iniciativa popular e vontade política. A UERGS é um patrimônio dos gaúchos e todos nós temos a obrigação de unir forças para levantá-la novamente", afirmou o parlamentar. A intenção é que a Universidade possa ser reconhecida como referência em termos de educação e qualidade de ensino, garantindo uma boa formação dos seus alunos e uma condição de trabalho digna aos seus professores e funcionários.
Compartilhe:

educação

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: