Total Pageviews

Cadeia do Pêssego faz avaliação do Sistema de Alerta

Compartilhe:
Cadeia do Pêssego faz avaliação do Sistema de Alerta
 No início deste segundo semestre representantes da cadeia produtiva do pêssego juntamente com técnicos da pesquisa e extensão vêem discutindo a situação atual da incidência da mosca-das-frutas nos pomares da região de Pelotas e as estratégias para  garantir qualidade e segurança ao consumidor.
 
 A Embrapa Clima Temperado e a Emater/RS dão continuidade ao Sistema de Alerta Moscas-das-Frutas, um programa de monitoramento da presença dos insetos com a indicação de práticas agrícolas repassadas semanalmente aos persicultores, através de boletins informativos impressos e de informes nas rádios dos municípios envolvidos – Pelotas, Morro Redondo, Piratini e Canguçu. O monitoramento é feito em três propriedades de pêssego.
 
Ao implementar o programa em 2011, a safra obteve um resultado positivo numa produção de 65 mil toneladas de pêssego. Para que a próxima colheita, que deve iniciar entre 30 e 40 dias, alcance uma produção satisfatória os persicultores devem estar atentos a adoção de manejo necessário nos pomares, já que neste ano de 2012, as condições climáticas são bem diferentes do ano anterior. “Nesta safra há locais onde a população da moscas-das-frutas está dez vezes maior em relação ao ano passado, as práticas recomendadas para o manejo desta praga devem de imediato ser implementadas”, alertou.
 
O grupo de trabalho acordou que para esta edição do Sistema de Alerta serão necessárias o desenvolvimento de ações para o fortalecimento do programa, assim como a realização de análises de resíduos nos frutos.
 
 Nesta quinta-feira (4/10) um encontro vai nivelar informações e padronizar procedimentos para o manejo da moscas-das-frutas e para    análise de resíduos nos frutos, além de detalhar ações programadas para a abertura da Colheita do Pêssego, evento a ser realizado este ano  no município de Cerrito (RS).
 
Além de técnicos da Embrapa e da Emater/RS participam do encontro representantes das prefeituras da região, associações de produtores, sindicatos de trabalhadores, as cooperativas e indústrias de pêssego.
 
Uma das novidades neste ano no Sistema de Alerta é a transmissão automática dos dados das três estações meteorológicas instaladas, nas propriedades produtoras de pêssegos, localizadas no interior de Pelotas (Santa Áurea e Rincão da Cruz) e de Morro Redondo (Colorado). 
 
Os dados da estação de aviso estão sendo enviados, via sinal de celular, para os computadores do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa. Isto permite o repasse de informações de hora em hora, possibilitando aos técnicos  avaliarem as condições climáticas que interferem no crescimento populacional da moscas-das-frutas e elaborarem, futuramente, um modelo de previsão de ocorrências.
Compartilhe:

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: