Últimas

Escuela21. org


http://wwwhatsnew.com/wp-content/uploads/2012/11/escuela-600x471.jpg
Num momento como o que atravessamos, em que nosso sistema educacional se afunda em mar de descaso e incompetência, nos deparamos com exemplos como o de Alfredo Hernando (@alfredohernando), criador de www.escuela21.org, educador, comunicador e psicólogo, atualmente é o Redator Chefe da revista Educadores e vem trabalhando em projetos em diferentes escolas pela Espanha. Usa o twitter, blog e está explorando o potencial das muitas ferramentas de design com contextos educativos e agora, está embarcando na aventura de redesenhar a escola do século XXI, em uma viagem ao conhecimento de experiências inovadoras para o mundo, com a criação de uma publicação através de micro-financiamento coletivo ou crowdfunding.
O que é escola 21, como apareceu essa ideia e qual são os objetivos a curto prazo?
A verdade é que sempre se acreditou na escola como motor de mudança e de transformação da sociedade e das pessoas, e foi visto como as melhorias na forma de ensinar na aula e na forma de organizar o centro educacional produziram não só melhores resultados acadêmicos, como também projetos vitais mais sensíveis e conectados com os talentos de cada pessoa. Sem dúvida de um tempo para cá, uma ideia veio vindo, da escola, como instituição, tal como a conhecemos, a idéia do imaginário social da escola que lidamos, necessita de uma mudança substancial. Não se trata de fazer mais programas ou reformas, se trata de redesenhar o conceito de escola para dar respostas aos problemas atuais e seguir cumprindo as funções que deve cumprir, e esse redesenho passa por conceitualizar de outra forma os espaços, o uso das mesas, o horário, como avaliar, o conceito inteligência e muitos outros aspectos. Então, busquei inspiração em escolas pelo mundo todo e me dei conta que era fundamental visualizar estas experiências de sucesso, para oferecer um enfoque realista, porém otimista, e que podemos comprovar e conhecer como estão construindo-se as escolas do século XXI. Assim comecei com a idéia da escola21.
Então escola 21 é uma viagem através das melhores experiências educacionais de escolas em todo o mundo. É uma verdadeira viagem, composta de várias etapas que começam em fevereiro de 2013 com o primeiro vôo para a América do Sul, visitando Montevidéu, Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, e continuará em abril, maio e junho pela Índia , China e Austrália, e é um passeio virtual, ao vivo e direto, já que poderá sert visto em www.escuela21.org e redes sociais com entrevistas, experiências de cada site, podcast, videoblog, materiais , reflexões … e tudo o que pode ser enriquecido pela comunidade. Sendo assim, escola 21 é uma viagem aberta, onde graças à web, estaremos narrando e mostrando experiências bem sucedidas educacionais em todo o mundo para se aprender com elas. Se trata de uma experiência aberta, com licenças de Creative Commons para compartilhá-la ao máximo para que possamos nos enriquecer.
Porém, a pesar de tudo isso, escola21 só pode continuar funcionando se as pessoas participarem, já que além de uma viagem ao vivo de escola em escola, escola21 é um projeto de criação participativa com objetivo de criar um guia e um DVD graças a um processo de micro-financiamento coletivo, apoiado por instituições e por pessoas comuns. Desde o site de Lánzanos, a plataforma especializada em projetos de micro-financiamento coletivo em espanhol, poderá contribuir facilmente com quanto quiser e com total segurança. Todo o dinheiro arrecadado no processo de financiamento se destina integralmente à publicação e o DVD. Para saber visite: www.escuela21.org/como-puedo-participar/ .
Para saber mais sobre o projeto, visite escola 21 e para ler a entrevista na íntegra, entre aqui.
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: Escuela21. org Rating: 5 Reviewed By: Unknown