Últimas

Afonso Motta - 2013 Ano da Produção

Afonso Motta


As condições econômicas internas estão postas para que o Brasil em 2013, deixe de ser o país da especulação para consagrar a produção nacional. A substancial queda na taxa de juros, recentes reduções na carga tributária e as atuações na política cambial por parte do Governo Federal estão sendo fundamentais para a economia brasileira dar um grande salto. Acrescente-se a este c
onjunto os excelentes níveis de emprego e o controle da inflação para o receituário ficar completo.
 
Com certeza, esta estabilidade vai gerar um novo conjunto de oportunidades nos serviços, comércio e indústria, agronegócio e outras atividades. É a possibilidade real de um novo ciclo virtuoso com a riqueza direcionada para a ampliação da produção nacional e crescimento econômico para melhorar a vida das pessoas. É preciso compreender na atualidade, que crescimento e desenvolvimento estão intimamente relacionados. Esta política macroeconômica ainda não poderá abrir mão de inverter recursos públicos substanciais para a inclusão social e a redução das desigualdades, como vem fazendo presentemente.
 
Entretanto, mesmo que estas bases estejam postas não é possível vislumbrar o Brasil isoladamente da conjuntura mundial. Com efeito, se por um lado estamos fazendo a nossa parte internamente, por outro a crise internacional está presente e as perspectivas de recessão global persistem. O mundo continuará sem crescer por um longo período. Como exportadores de commodities, será importante que se mantenham os patamares de valorização dos nossos produtos no mercado.
 
Neste cenário não temos o condão de ditar políticas que possam alterar significativamente as condições globais. Mas como protagonista e líder entre os emergentes devemos defender a nossa visão política contra a austeridade fiscal e o desmonte do Estado, que na atualidade está vigorando nos países tidos como desenvolvidos. O desafio ainda vai passar pela capacidade de continuarmos um país atrativo, com fluxo positivo de capitais. Atraente, com movimentação de turistas e investidores.
 
E ainda, com investimentos substanciais em infraestrutura e logística para suprir os gargalos do nosso crescimento. Neste sentido, deveremos apostar na provocação que os grandes eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas vão produzir junto ao setor público, com cronograma e prazos improrrogáveis, visando o atendimento das demandas básicas exigidas pelo público. Aqui no Rio Grande do Sul, a expectativa será de crescimento superior ao índice nacional, desemprego menor e produção agrícola elevada. Portanto, são alvissareiras as condições para quem deseja eleger o trabalho e o empreendimento como motivação. Ademais, crescimento e desenvolvimento sustentável deve ser ambição de todos, porque vão se traduzir na melhor das recompensas que é o progresso em benefício da população.

Afonso Motta
Advogado, produtor rural e
Secretário de Estado
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: Afonso Motta - 2013 Ano da Produção Rating: 5 Reviewed By: Unknown