Total Pageviews

Milhares de devotos reunidos na festa a Iemanjá

Compartilhe:

Foto: Ricardo Moura / Em Questão
A 38ª edição da festa a Iemanjá, realizada entre o dia 28 de janeiro e 2 de fevereiro, atraiu milhares de fiéis ao balneário Cassino. Organizada pela União Rio-Grandina de Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros Mãe Iemanjá (Urumi), a festa teve como atividade principal a Caminhada da Fé, tradicional procissão que percorre a avenida Rio Grande, indo até o monumento do orixá.
Como nos anos anteriores, umbandistas e afro-brasileiros vieram de diversas regiões do Estado, País e exterior para acompanhar as festividades. Segundo a Urumi, participaram do evento representações religiosas de cidades como Bagé, Canguçu,  Dom Pedrito, Frederico Westphalen, Uruguaiana, Santana do Livramento e Florianópolis. Os terreiros acamparam no Campo do Praião e nas bases distribuídas pelo balneário.
Segundo o presidente da Urumi, Pai Nilo de Xangô, a caminhada da fé este ano não foi só de alegria, já que muitos terreiros de Santa Maria não puderam ficar ou chegar no Rio Grande, devido à tragédia ocorrida naquela cidade, no dia 27 de janeiro. “A noite não está tão feliz pelo motivo da dor que passam nossos irmãos de Santa Maria. E nós estamos tristes pela tragédia naquele lugar e estamos realizando essa procissão, também, em solidariedade a todos, independente de religião”, disse Pai Nilo poucos minutos antes de iniciar a caminhada.
A tradicional caminhada percorreu a avenida Rio Grande, onde muitas pessoas assistiram das calçadas e apartamentos, e encerrou no monumento de Iemanjá, onde os fiéis fizeram homenagens, agradecimentos e pedidos à rainha do mar.
Após a caminhada, foram executados o Hino Nacional e o Hino da Umbanda, além de preces e cantos em louvor a Iemanjá. Seguindo a cerimônia, os fiéis ouviram um pronunciamento do presidente da Urumi e, depois, do vice-prefeito, Eduardo Lawson, que finalizaram o discurso colocando flores junto ao monumento da santa. Os presentes também assistiram ao espetáculo pirotécnico e aos trabalhos ritualísticos dos terreiros, da 38ª edição da festa que encerrou no dia 2, com o arreamento das bandeiras.
Compartilhe:

Eventos

galeria

religião

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: