Total Pageviews

Argentino Bergoglio é o novo Papa e chama-se Francisco I

Compartilhe:
        
Depois de quase uma hora de suspense, e contrariando todas as previsões, o Vaticano finalmente revelou o nome do novo papa: trata-se do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que não era apontado como favorito, mas confirma a intenção da igreja em dar mais importância à América Latina. Ele será chamado de Francisco 1. Uma decepção para os brasileiros, que apostavam na candidatura de Dom Odilo Scherer.

Em seu discurso, Francisco 1 disse que a igreja "foi buscá-lo no fim do mundo", e rezou pelo papa Bento 16. O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, é da ala conservadora da igreja. Em 2010, ele se opôs à decisão do governo argentina de legalizar o casamento gay, argumentando que as crianças devem ser educadas “por um pai e uma mãe.” Ele foi nomeado cardeal por João Paulo 2 no dia 21 de fevereiro de 2001. Favorável à contracepção para prevenir doenças, ele não é aberto ao diálogo com outras religiões.
A decisão dos cardeais, nesta quarta-feira, foi tomada na quarta votação realizada pelos 115 cardeais reunidos desde a última terça-feira na capela Sistina. A multidão na praça São Pedro aguardava com ansiedade a divulgação do nome do novo pontífice, depois que a chaminé expeliu uma fumaça branca. Antes de ser apresentado ao público, a tradição manda que o papa escolha um outro nome, aceite a responsabilidade, e se recolha na capela Paulina.

O cardeal francês Jean Louis Tauran foi o responsável pelo famoso anúncio ‘’Habemus Papam’’. O apartamento do novo pontífice já está sendo preparado no Vaticano. Sua primeira viagem internacional será ao Brasil, para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Como já esperado, o conclave durou apenas dois dias, como tem ocorrido nos últimos cem anos. O novo papa terá o desafio de reinventar uma igreja dividida, marcada por diversos escândalos nos últimos anos. O próprio Bento 16, em seu último encontro com cardeais, pediu que os sacerdotes trabalhassem para renovar a igreja. O papa Bento 16, eleito em 2005, renunciou ao cargo no dia 11 de fevereiro, dizendo não ter mais ‘forças’ para dar continuidade à missão. O ex-pontífice vive atualmente em retiro em um monastério em Roma.
Compartilhe:

religião

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: