Total Pageviews

ONG Morena Flor encerra suas atividades no município de Canguçu

Compartilhe:
 
Sem o trabalho da ONG os problemas devem aumentar
COMUNICADO OFICIAL

"FECHAMENTO DA ONG"

A Ong Canguçuense de Proteção Animal Amigos de Morena Flor existe a mais de oito anos no município de Canguçu/RS salvando vidas, trabalhando em prol da Comunidade no controle de Zoonoses e nas diárias campanhas de conscientização a não violência contra animais. Nesses longos anos de luta, nosso objetivo sempre foi fazer o bem, buscando o auxilio da Comunidade Canguçuense para a vida saudável entre homens e animais. Com o passar dos anos o aumento da demanda de atendimentos foi crescendo e assim se fez necessária à busca pelo dialogo com o Poder Público, busca essa que ainda hoje não teve seu êxito.

Infelizmente viemos aqui para comunicar a Comunidade Canguçuense que a Ong de Proteção Animal Amigos de Morena Flor, hoje dia 2 de abril de 2013 encerra suas atividades no município de Canguçu por não haver mais condições de cuidar com decência dos animais que aqui abrigamos e tratamos. Nos últimos dois anos tentamos incessantemente com o Poder Público a resolução desse problema que é de interesse da Comunidade, mas lamentavelmente poucas vezes fomos ouvidos e respeitados com dignidade. Como já dito anteriormente são dois anos de promessas não cumpridas e de um jogo de empurra político que nada nos auxiliou nessa batalha que perdemos para o descaso das Autoridades e suas assessorias.

Hoje dia 2 de abril de 2013 a Ong não tem mais o fornecimento da Ração/Alimentação para os animais aqui em estádia. Desde fevereiro do ano vigente estamos debatendo a situação com as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Saúde para um acerto amigável no fornecimento da alimentação, mais até o momento não obtivemos sucesso nessa empreitada, sendo que na administração anterior já havia sido acordado através de um Termo de Conduta expedido pelo Ministério Público que a Prefeitura Municipal de Canguçu deveria se responsabilizar por tal tarefa. Não só existe o Termo de Conduta como também está claro na Ação Civil Pública proposta pelo próprio Ministério Público. Durante esse período em conversa direta com o Administrador Municipal foi acertado que esse problema seria resolvido, o que para nosso espanto até o momento não houve resolução.

Além disso, nesse período de negociação cordial entre as partes, foi recomeçada a construção obrigatória do Canil Municipal, obrigatória porque há uma decisão Judicial para tal. É sabido pela Comunidade Canguçuense que o local escolhido para a construção do Canil/Gatil é inapropriado e que o mesmo encontra-se sendo construído sem a licença ambiental necessária para tal que só é cedida pela Fepam, Funasa ou Sema que são Órgãos Públicos ligados ao Meio Ambiente. Todavia o local ainda apresenta focos de raiva herbívora transmitida por morcegos e por se localizar aos fundos do Lar de Idosos. O questionamento que nos fizemos é saber quais sãos os motivos da insistência do Ministério Público em prosseguir e permitir essa construção, onde é sabido que se jogarão verbas públicas no lixo pelo simples fato de não ser um local adequado e definitivo. A Prefeitura através de sua assessoria jurídica também diz que não se responsabilizará por óbitos, contágio ou qualquer dano contrário a lei de preservação animal.

Por fim a Ong repudia afirmações da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, onde não há sequer laudos técnicos sobre a situação real da atual sede de trabalho da ONG e por não levar em consideração as declarações de profissionais respeitados da área veterinária que se manifestaram contra a proposta do Canil Municipal, onde inclusive é citado que não há condições de um Canil ser administrado por pessoas sem conhecimento técnico da saúde animal, e que só a Ong Amigos de Morena Flor está habilitada para tal função na região por tantos serviços prestados a Comunidade Canguçuense. Voltando aos tramites jurídicos ficou acordado entre Prefeitura e ONG que as partes agiriam juntas por concordarem que o local exposto como Canil não é o apropriado, infelizmente tal acordo não foi cumprido e a ONG como sempre nos dois últimos anos sai prejudicada nessa incessante e diária batalha contra o tempo.

A ONG hoje fecha as portas acumulando mais de oito mil reais em dividas com funcionário responsável pela limpeza, medicamentos, vacinas, vermífugos, procedimentos veterinários de emergência, cirurgias de castração, material de limpeza, água e luz. Sem contar com a negativa de fornecimento da ração. Visto que a única solução para tal situação seria a o firmamento de um Convênio com a Prefeitura que vem sido prometido desde fevereiro de 2012 pela administração anterior, pois mesmo com a ajuda da Comunidade não é mais possível manter o trabalho dignamente.

Nos termos da atual situação, alternativa não há senão fechar as portas da ONG. Conscientes, preferimos que os animais tratados aqui voltem para as ruas ao invés se serem levados para a morte certa no atual protótipo de Canil ilusório proposto na Ação Civil do Ministério Público.

Sem mais, agradecemos aos nossos apoiadores e a Comunidade Canguçuense por nos auxiliar durante esse período trabalho, onde na maioria das vezes fomos felizes, onde tristeza só ouve quando fomos obrigados a nos abster do nosso objetivo, salvar vidas.

Canguçu, 2 de abril de 2013

Ong de Proteção Animal Amigos de Morena Flor
Compartilhe:

animais

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: