Total Pageviews

Wikileaks: PlusD traz mais de 45 mil documentos dos EUA com o verbete "Brazil"

Compartilhe:
 
plusd arquivos ditadura estados unidos
Recentemente, a organização Wikileaks, famosa por publicar conteúdos secretos, reorganizou arquivos de domínio público dos Estados Unidos para facilitar acesso dos usuários da web.  Entre os documentos, existem várias correspondências entre os governos do EUA e o Brasil durante a o período da ditadura miltar (Reprodução)
O que os documentos do Arquivo Nacional dos Estados Unidos tem a ver com o Brasil? A resposta pode ser tudo quando são relacionados aos casos da ditadura militar no país. Desde 2006, o governo norte-americano disponibiliza documentos diplomáticos dos períodos de 1973 a 1976 e de 2003 a 2010 devido à lei de acesso à informação norte-americana. 
Mas, recentemente, a organização Wikileaks, famosa por publicar conteúdos secretos, reorganizou esses arquivos de domínio público para facilitar o acesso dos usuários da web. A Biblioteca de Documentos Diplomáticos dos EUA, ou simplesmente PlusD, é o resultado de uma parceria da entidade com 18 veículos internacionais, incluindo as agências de notícias AP e AFP e a Agência Pública, no Brasil.
Relações com o Brasil
Em uma pesquisa rápida com o verbete "Brazil" em inglês, é possível encontrar mais de 45 mil ocorrências. No PlusD há, pelo menos, 1,7 milhões de documentos já disponíveis para consulta. Segundo reportagem de A Pública, um dos objetivos do PlusD é facilitar os pedidos para liberação de documentos norte-americanos que ainda são mantidos em segredo e afirma, ainda, que "os documentos já liberados sobre o Brasil traçam uma detalhada narrativa histórica das relações bilaterais".
Confira a reportagem completa da Agência Pública aqui.
O site PlusD está totalmente em inglês e pode ser acessado pelo link: http://www.wikileaks.org/plusd/
*com informações da Agência Pública.
Compartilhe:

cidadania

internet

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: