Total Pageviews

Canguçu-RS registra a menor temperatura do Brasil

Compartilhe:


Foto: Augusto Pinz
Frio aumenta nos próximos dias, com risco de neve e termômetros abaixo de -10°C no Sul do país. Por: Deliane Assis/ Somar
Uma frente fria entre o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo provoca nebulosidade, chuva e trovoadas nesta manhã de sexta-feira. Até as 7h da manhã, os maiores acumulados foram registrados em Cidade Gaúcha-PR com 26mm, Itaquiraí-MS com 24mm e São Miguel do Oeste-SC, Xanxerê-SC e Ivaí-PR com cerca de 20mm.

No interior e sul do Rio Grande do Sul, uma intensa massa de ar polar avança e derruba as temperaturas. A cidade de Canguçu registrou o menor valor nesta sexta-feira com mínima de 0,3°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a apenas -6,5ºC. Em Caçapava do Sul os termômetros marcaram 1°C com sensação de -6ºC, em Bagé 1,5ºC com sensação de -6ºC e Quaraí com 1,9ºC e sensação de -2ºC. Aliás, quase todas as estações do Inmet do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, com exceção de Frederico Westphalen que registrou 10,7ºC.

Além da Região Sul, áreas de instabilidade associadas às Ondas de Leste também organizam chuva sobre o Nordeste nesta manhã, com registro nas últimas horas em Jaguaribe-CE, Poço Verde-SE e Coruripe-AL. Algumas instabilidades tropicais também provocaram pancadas de chuva na Região Norte, com baixo acumulado.

Apesar dessas chuvas, é o tempo seco que predomina no país, deixando a umidade relativa do ar muito baixa no interior. Ontem, pelo menos 117 cidades ficaram com índice abaixo dos 30%, considerado Estado de Atenção. Destas, 13 ficaram com níveis mais baixos, considerado Estado de Alerta. O menor valor foi registrado em Alvorada do Gurgeia-PI com apenas 15%.

Previsão

De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria fica praticamente estacionada no Sul do Brasil e deixa o tempo instável entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nos próximos dias. Além da chuva, com acumulados acima dos 130mm entre o Paraná e São Paulo, há o potencial para queda de granizo em alguns pontos e ventos fortes, com rajadas de até 90km/h.
Também permanece a condição de pancadas de chuva em todo o litoral do Nordeste, além das pancadas associadas ao calor a umidade para boa parte do Norte do Brasil, mas nestas regiões a chuva será fraca na maior parte dos casos.
Entre a metade norte do Centro-Oeste e o Sudeste, o tempo seco predomina e os índices de umidade relativa do ar caem ainda mais, fator que aumenta o potencial para queimadas e provoca uma pior na qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Frio
A mais intensa massa de ar polar dos últimos anos avança pelo Brasil partir do fim de semana e os termômetros despencam. No domingo, a máxima não deverá passar dos 9°C no sul do Rio Grande do Sul e na próxima semana esperam-se mínimas entre -6°C e -3°C na Serra Geral, Planalto de Santa Catarina e Planalto do Paraná e abaixo de -10°C em Urupema-SC e Bom Jardim da Serra-SC. E esse ar frio, combinado com áreas de instabilidade, pode provocar queda de neve a partir do fim de semana.

Via Site Prefeitura de Canguçu
Compartilhe:

Previsão do Tempo

temperatura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: