Total Pageviews

Técnicos e produtores de morango orgânico trocam experiências

Compartilhe:


  
Crédito: Divulgação Emater/RS-Ascar
Técnicos da Emater/RS-Ascar do escritório regional de Caxias do Sul e dos municípios de Picada Café, Nova Petrópolis, Bom Princípio e Bento Gonçalves, e produtores destes municípios participaram de uma reunião técnica sobre morango orgânico, na tarde de ontem (07/11), na propriedade de Lotário Otto Heylmann, no loteamento Heylmann, em Picada Café.

A reunião objetivou a troca de experiências entre produtores e técnicos sobre este novo sistema de cultivo, sendo que o grupo participante é o pioneiro na produção orgânica no sistema de cultivo em substrato, que iniciou há dois anos em Bom Princípio e, nos demais municípios, está no primeiro ano. Segundo os organizadores, por ainda ser um sistema novo e em avaliação, torna-se imprescindível a troca de experiências, a fim de avaliar as dificuldades que os agricultores enfrentam e as alternativas que utilizam para superá-las.

“Pode-se afirmar, com segurança, que é possível obter ótimos resultados sem a utilização de agrotóxicos e adubação química. Além de produzir um alimento mais saudável e seguro, reduzem-se também os custos de produção”, diz o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Picada Café, Rafael Hoss. Ele explica que em substituição à adubação química é utilizado esterco fervido de frango e um biofertilizante, elaborados pelo próprio produtor. E no combate às pragas e doenças são utilizados, por exemplo, a água de cinza, óleo de neem e outros produtos comercias permitidos na produção orgânica.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo repal@emater.tche.br
Compartilhe:

agricultura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: