Total Pageviews

MPRS e MPF-RS realizarão audiência pública sobre humanização da assistência ao parto

Compartilhe:
Foto/PG Alves

Na próxima quinta-feira, 21, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul realizarão audiência pública para debater a humanização da assistência ao parto e identificar formas de prevenção da violência obstétrica. A discussão será aberta ao público e vai ocorrer no auditório do Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre, com início às 13h30min.

Além de assegurar a participação da sociedade civil, o encontro instruirá inquérito civil do MPF que trata da humanização da assistência ao parto nos municípios da área de atuação da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul. Entre os aspectos que estão em análise, destacam-se o número elevado de cesáreas sem indicação clínica, as práticas da tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e da episiotomia (mutilação genital), a violência verbal contra a mulher e o descumprimento da lei do acompanhante em Porto Alegre e Região.

O Promotor de Justiça Mauro Luís Silva de Souza, Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Direitos Humanos, participará do evento, representando o Ministério Público Estadual,

Na audiência pública, assuntos como a violência obstétrica, o atendimento humanizado e Rede Cegonha e o SUS estarão em pauta.

Serão ouvidos representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais organizados que efetuarem a inscrição pelo e-mail prrs-nucleodasaude@prrs.mpf.gov até às 14h do dia 19 de agosto.
Agência de Notícias
Compartilhe:

Feature

Ministério Público

Deixe um Comentário:

0 comments: