Total Pageviews

Paulo Paim questiona estratégia do governo de elevar a taxa de juros

Compartilhe:
Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou as taxas atuais de juros do Brasil, que estão em 13,75% ao ano. Ele questionou a estratégia adotada pelo governo de elevar a taxa de juros, argumentando que é uma medida que apenas prejudica a população e o crescimento do país.

- A taxa de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo. Entendo ser fundamental a sua redução pois traria benefícios gerais para o setor produtivo, para o desenvolvimento nacional e, principalmente, para os consumidores, que são os mais castigados por essa distorção histórica da nossa economia - disse o senador.

Paulo Paim afirmou que a decisão sobre mudanças nas taxas de juros não pode ser puramente econômica, pois isso seguiria beneficiando apenas “os grandes”. Em vez disso, defendeu, é preciso chegar a uma equação política.

Mencionando um editorial recente da revista Le Monde Diplomatique, Paim disse que a alta dos juros é de interesse dos credores da dívida brasileira, que são majoritariamente bancos e fundos de investimento. Segundo citou o senador, mais de 70% da dívida nacional está nas mãos do setor financeiro, que receberá, em 2015, mais de R$ 337 bilhões.

Esse valor é maior do que os orçamentos somados da educação, da saúde, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Brasil Sem Miséria no mesmo período, de acordo com cálculos de Paim a partir da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.

Agência Senado
Compartilhe:

politica

política

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: