Total Pageviews

Gestão de resíduos sólidos

Compartilhe:
Representantes dos municípios participantes do Projeto Ecoviver debateram o tema e estabeleceram cronograma das próximas ações

A busca de alternativas eficientes para gestão de resíduos sólidos foi o foco da primeira reunião entre representantes dos municípios participantes do projeto Ecoviver na região sul, ocorrida ontem, 20, na sede da Ecosul. O objetivo, segundo o coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Cristiano Neumann, foi alinhar ideias na busca de soluções para este problema comum a todos os municípios.

O grupo foi formado em agosto, a partir do 4º Fórum do Poder Público, que contou com a participação das cidades de Pelotas, Canguçu, Rio Grande e São Lourenço do Sul. “Comprometemo-nos a estar auxiliando os municípios na condução desta discussão”, salientou. A educadora ambiental, Aline Nakamura, uma das organizadoras do encontro, explica que o Fórum surgiu com o intuito de ser um “porta-voz” da população. Após o encontro em agosto, os integrantes sentiram a necessidade de prosseguir buscando alternativas conjuntas para temas como sistema de coleta, tratamento e destinação do lixo nos municípios, a situação das cooperativas, a coleta seletiva e o posicionamento das cidades em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado em agosto.

Representando Pelotas, o coordenador do departamento de processamento de lixo do Sanep, Edson Plá Monterosso, ressaltou a importância do grupo debater profundamente a nova Política Nacional e ampliar os debates acerca da sua implantação. “Estão impondo novas regras aos municípios e este intercâmbio entre os municípios é muito importante”, enfatizou. Em Canguçu a secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Basílio Barbosa, informou alguns importantes passos para melhoria das questões ambientais, como a inauguração da Central de Classificação e Seleção de Resíduos Sólidos Urbanos. O espaço será inaugurado hoje, 21, no km 120 da BR-392, onde a Cooperativa dos Trabalhadores em Reciclagem de Lixo (Coorelcan) trabalha diariamente separando diversos tipos de materiais recicláveis. “Recolhemos 18 toneladas diária de lixo em Canguçu, sendo que 3,5 toneladas são recicladas”, informa.

De acordo com o plano Nacional de Resíduos Sólidos, dentro de quatro anos as prefeituras que não apresentarem um plano diretor de gestão de resíduos, não receberão repasses do governo federal para a área. Outro ponto complexo do projeto é o descarte de produtos eletrônicos e pneus. As empresas deverão recolher os próprios produtos e recolocá-los na cadeia produtiva. A ideia, batizada de “logística reversa”, já é adotada por algumas marcas no Brasil e no resto do mundo.

Um novo encontro para prosseguir os debates foi marcado para 25 de janeiro, na sede da Ecosul, com o grupo formado ainda pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (SME), Eliane Schmidt, da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Gustavo Arruda, da Companhia Ambiental, sargento Mariângela entre outros. “Queremos regionalizar as boas ideias e dar um foco nas ações de conscientização ambiental, além de alinhar as ações para adequação do Plano de Resíduos”, finalizou Cristiano.

Foto: GABRIELA MAZZA
Fonte Jornal Amanhã
Compartilhe:

meio ambiente

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: