Considerado o maior produtor de soja do Estado, o município de Tupanciretã recebeu neste sábado (26) a visita do governador Tarso Genro. Acompanhado por parlamentares e secretários de Estado, o chefe do Executivo foi recepcionado pelo prefeito Luis Adolfo Bitencourt Dias e participou de almoço na sede do Sindicato Multirural, em comemoração a abertura oficial da colheita da soja. Com mais de 140 mil hectares de plantação de soja transgênica, o município foi pioneiro no uso das plantas geneticamente modificadas. Em meio ao ambiente amistoso do encontro, o governador ouviu reivindicações e se colocou à disposição para solucionar os problemas do setor.
Entre os pedidos estão a finalização das obras da RSC-392, que permitirá o escoamento da produção a outras regiões, maior investimento no setor e a aprovação do código florestal na Câmara Federal. "Precisamos industrializar a soja para não recebermos de volta o produto que exportamos para países como EUA e China. Temos que utilizar tecnologia de terceira geração para evitar que a cadeia produtiva do soja se resuma somente aos grãos", ressaltou o prefeito. Além de lembrar que a cidade deu início à legalização do plantio de transgênicos, Dias criticou a Lei Kandir e defendeu a partilha dos royalties do petróleo com o Estado.
Tarso afirmou que o Executivo liberará a partir de abril R$ 22 milhões por mês para dar continuidade as obras de acesso asfáltico e garantiu que recursos do BNDES também deverão ser empregados na malha viária. O governador, no entanto, condicionou a retomada das obras ao ingresso de recursos. "Incluímos as estradas no plano de desenvolvimento que nos permitiu ter aprovada a nossa carta consulta. Provavelmente teremos bastante recursos este ano", projetou.
Apesar da crise enfrentada pelos produtores de arroz no mercado, o governador salientou a comercialização milho e do soja . "Graças ao esforço dos produtores estamos tendo uma safra excelente esse ano. No caso do milho e da soja, os preços estão bons. No caso do arroz, estamos tendo dificuldades com o preco mínimo, mas estamos trabalhando junto ao Governo Federal para elevar o preço de mercado e para que os produtores tenham uma contrapartida".
Secretário da Agricultura em exercício, Cláudio Fioreze demonstrou otimismo em relação à colheita de soja deste ano e destacou a importância do agrononegócio na economia gaúcha. Amparado por dados do governo e dos produtores - que apontam índices elevados de produção - ele projeta uma das melhores safras dos últimos anos. "Estamos diante da possibilidade de termos uma safra recorde, que poderá chegar a 11 milhões de toneladas de soja", acrescentou.
A comitiva do governador também contou com a presença dos deputados estaduais Jurandir Maciel, Valdeci Oliveira e Pedro Westphalen, que representou o presidente da Assembléia Legislativa, e os secretários Fabiano Pereira, da Justiça e Direitos Humanos, e Afonso Motta, do Gabinete dos Prefeitos. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, também participou do evento.
Governo RS
Foto: Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário