A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite aprovou nesta quinta-feira, 8, a regulamentação da produção de nata no Rio Grande do Sul. À frente das tratativas o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) comemorou a iniciativa unanime dos membros do colegiado em aprovar a regulação do produto tradicional na culinária gaúcha.
A nata é um produto lácteo produzido e consumido exclusivamente no RS, mas estava inserido no rol de exigências de outros tipos de laticínios, como o creme de leite, que necessitam de condimentos específicos na fórmula, até porque são vendidos em todo o Brasil e também nos países do Mercosul.
"Com a regulação, a nata passa a ter uma norma exclusiva sem precisar modificar a fórmula e os ingredientes de produção. É uma grande vitória já que o uso dos concentrados utilizados nos laticínios similares encareceria em muito o custo da nata", explicou Alceu Moreira, que é relator da Política Nacional do Leite no Congresso Nacional.
Para o secretário executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharin, presente na reunião da Câmara Setorial, "a regulação gera uma isonomia, pois que atende as demandas dos pequenos, médios e grandes produtores de nata no estado".
Agora o próximo passo é o Ministério da Agricultura normatizar a regulação através do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal - Dipoa.
Rodrigo Mallmann
Jornalista
O uso das fotos produzidas pelo Blog Em Questão é livre. De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito.
Ricardo Moura / Em Questão
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário