Nesta sexta feira dia 17 de Setembro, a equipe do projeto “Viva bem no trânsito” esteve presente em mais uma escola do município, desta feita já no clima da semana farroupilha, o dia de ação foi realizado na Escola Municipal Vitor Marques Porto, localizada próximo a vila militar no Prado, sede do município. Na escola a equipe foi recebida pela diretora Cristiane Peres Mota, pela supervisora Escolar Sirlei Borges e pela Orientadora educacional Patricia Serpa.
Dando inicio a programação foi apresentada uma dramatização em forma de musical com expressões corporais de jovens meninas da escola, com apelo para a consciência e sobre não atender ao telefone ao dirigir. Após foi interpretada uma trova entre dois alunos, um representando a autoridade cumpridora das leis de trânsito e o outro representando um Educador do Transito. Também foi encenada uma peça de autoria dos próprios alunos, utilizando como fundo musical a composição “Bicicleta” de Chico Buarque, mostrando os cuidados ao andar de bicicleta, riscos de se andar por ai distraído e os equipamentos de segurança, sempre úteis.
Após foi realizada a palestra da equipe “Viva bem no trânsito”, onde participaram da atividade cerca de 100 alunos do turno da manhã. Ao final houve agradecimentos e a solicitação da equipe para que os alunos ajudem a difundir o projeto e a mudar o comportamento no trânsito.
Na parte da tarde, ocorreu no pátio da escola, uma apresentação muito interessante, uma encenação denominada “O Trânsito no mundinho” que envolveu em momentos distintos todos os 130 alunos desse turno. A atividade mostrou a criação do mundinho, as diversas atividades dos seus moradores e as complicações de um trânsito desorganizado e por final a criação de um código de trânsito mostrando os deveres e direitos de cada cidadão. Tudo muito bem ilustrado com cartazes, placas e adereços criados por eles mesmos.
A equipe e os alunos voltaram para o interior da escola onde se iniciou então a palestra para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, ministrada pela supervisora educacional Claudia Madri, com a participação do boneco Lilico. A turminha da tarde estava muito agitada, mas a equipe deixou a escola muito satisfeita, pois se percebeu que o assunto foi amplamente trabalhado nessa escola e com certeza esses pequenos colaboradores multiplicarão os conhecimentos que ali são trabalhados ajudando a tornar o trânsito mais humanizado, com menos vítimas.
Texto e Foto: Paulo Moura
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário