Na manhã dessa segunda (11), no Núcleo dos Criadores de Gado Jersey, na 84ª Expofeira de Pelotas, foi assinado o Termo de Cooperação que cria o Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite da Região Sul. Buscando valorizar a bacia leiteira, o programa tem como foco a alimentação (pastoreio rotativo racional e irrigação), reprodução (inseminação artificial e criação de terneiras/novilhas), qualidade, gestão e controle sanitário, com ferramentas para qualificar o leite e ampliar a produtividade média da Zona Sul em, pelo menos, 20 litros por animal.
Firmaram o documento o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o chefe da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges, o professor do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), Alvaro Nebel, e o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Cássio Mota.
O Termo de Cooperação deverá levar desenvolvimento aos municípios que fazem parte da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas e direcionar a cooperação de esforços entre as entidades parceiras na viabilização e no desenvolvimento da produção de leite no Sul do Estado. A cadeia produtiva de leite dessa região é uma das mais expressivas e geradoras de empregos e o objetivo desse convênio é cada vez mais se inserir e levar tecnologia ao setor produtivo, adequando-as à realidade do produtor.
O diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, ressaltou a importância das parcerias feitas para esse programa. Disse ainda que a Azonasul vive um momento crucial com a criação de uma bacia leiteira.
- Devemos ativar as políticas públicas existentes. A Emater sente-se orgulhosa em fazer parte desse convênio. Estamos sempre em busca de parcerias, não só ligadas ao leite - concluiu.
O chefe da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior disse que são muitos os desafios que fizeram reunir as autoridades presentes em prol da cadeia produtiva do leite . A melhoria desse setor é uma meta do programa.
- Devemos deixar de trabalhar com uma visão apenas local, mas sem abandonar os conhecimentos locais, pois os desafios são grandes. Estamos nos empenhado em tornar o produtor mais competitivo dentro desse mercado, já que Pelotas é uma grande exportadora de leite - afirmou Waldyr.
O extensionista da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Adilson dos Santos apresentou o Programa. O maior interesse é atuar em alimentação bovina, sanidade, manejo e genética. A primeira meta é instalar, em cada município da região de Pelotas, uma Unidade de Referência. Um grupo gestor, acompanhará a capacitação dos agricultores selecionados e a implementação de tecnologias.
- Num segundo momento estas propriedades servirão de modelo para os demais produtores do município - resume Adilson.
Mostra de Rústicos Leiteiros
Terminou na manhã de hoje (11) a 4ª Mostra de Rústicos Leiteiros, organizado em parceira da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Cosulati. O julgamento da raça Holandesa foi no domingo (10) e o da raça Jersey, na segunda (11). Os campeões participarão de um desfile coletivo hoje, às 18h, na Pista Central da Expofeira de Pelotas.
O extensionista da Emater/RS-Ascar, Francisco Arruda, disse que essa integração entre os núcleos de criadores de cada raça, com associações, é muito importante e motivadora para o produtor.
- Não devemos deixar de agradacer o apoio recebido pela Associação Rural de Pelotas e os núcleos de criadores da raça Jersey, que é sediada em Pelotas, e da raça Holandesa - finalizou.
Bianca Zanella
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário