Total Pageviews

Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa)

Compartilhe:
O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) recebeu na última quarta-feira (17) o Prêmio Zumbi dos Palmares – categoria social, organizado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL). A decisão levou em conta o trabalho desenvolvido pelo Capa no acompanhamento e apoio ao reconhecimento público de mais de 40 comunidades quilombolas em 16 municípios da Região Sul, para o programa federal Territórios da Cidadania.

O trabalho de mapeamento realizado em 2009 revelou a existência de 43 comunidades quilombolas e de acordo com a coordenadora do Capa, Rita Surita, além de mostrar o quanto a região é negra, este levantamento também é fundamental para que as pessoas que vivem nestas comunidades tenham acesso a políticas públicas e programas sociais. “Sair da invisibilidade e do esquecimento é o primeiro passo para que as comunidades possam ser amparadas”, explica.

A atuação do Capa junto às comunidades quilombolas já tem oito anos, quando estes grupos ainda não estavam organizados como comunidades de descendentes de escravos – o trabalho começou em quatro comunidades nos municípios de São Lourenço do Sul e Canguçu. Atualmente, este número foi ampliado para dez comunidades, que recebem assistência técnica em várias áreas e através deste trabalho é que foi possível descobrir a existência de muitas outras e finalmente, a parceria com o Governo federal, pelo Programa Territórios da Cidadania, permitiu iniciar a buscar e fazer o mapeamento dos quilombos.

O trabalho premiado pela Assembléia Legislativa contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

O Zumbi dos Palmares, instituído pela AL em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion, homenageia personalidades e entidades que atuam em prol da comunidade afrodescendente. A cerimônia de premiação e entrega das medallhas para as categorias Cultural, Social, Política, Esportiva e Religiosa, ocorreu no dia 17 de novembro, no plenário da Assembléia Legislativa
Compartilhe:

agricultura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: