O deputado Pedro Pereira (PSDB), juntamente com a comitiva de deputados gaúchos presente à Conferência das Partes no Convênio da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o Controle do Tabaco (COP 4) em Punta del Este, no Uruguai, foram recebidos na noite de ontem, terça-feira (16), pelo embaixador do Brasil no Uruguai, José Carlos Souza-Gomes.
O encontro serviu para abrir o diálogo entre o setor produtivo de tabaco do RS e a delegação brasileira na COP 4. Os deputados conseguiram assim iniciar o debate entre os que tem direito a voto na Conferência e o setor que representa os agricultores gaúchos plantadores de fumo, principais interessados no assunto.
O deputado Pedro Pereira reivindica que o governo brasileiro reafirme a posição divulgada, de defender a prorrogação dos prazos para implantar os artigos das Convenção-Quadro. Participaram também da reunião o diplomata brasileiro Fernando Figueira de Mello e a secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro (Conicq), Tânia Cavalcante.
Conforme Figueira de Mello, “não há como implementar a imediata restrição a produção enquanto não se encontrar alternativas economicamente viáveis para a diversificação nas áreas produtoras de tabaco”.
Pereira defende ainda que nenhuma medida seja tomada sem uma intensa discussão sobre o tema, e que se regulamente a questão com uma legislação específica a tramitar no Congresso Nacional.
Hoje a tarde (17), um grupo de agricultores de diversos locais do mundo, em nome da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco entregou para o presidente do Secretariado da COP 4, Haik Nikogosian, cerca de 238 mil assinaturas de produtores de tabaco, onde pedem que se mantenha o direito da produção fumageira e, consequentemente, a manutenção da sobrevivência de milhares de famílias no campo.
“Com as restrições que estão sendo projetadas, 200 mil famílias da Região Sul serão afetadas. Buscamos, aqui, através do diálogo, mais tempo a discussão e principalmente a pesquisa, estudo e busca de alternativas para os fumicultores”, defende Pereira.
Assessoria de Imprensa
Gab. Dep. Pedro Pereira
51 3210 1445
Com Informações da Agência de Notícias
da Assembleia Legislativa do RS
Foto: Junior Oliveira / Divulgação
Comitiva da ALRS e produtores de tabaco do RS em reuniãocom o embaixador Souza-Gomes

Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário