Total Pageviews

O pampa em movimento

Compartilhe:
Iiciativa criada em 2010, o Música em Movimento, da Souza Cruz, deu certo e este ano retorna com toda a força para mais uma série de apresentações que atingirão gaúchos radicados nas regiões de Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen (dia 13 de março), São Pedro do Sul (20/03) e Cachoeira do Sul (27/03), sempre com entrada franca. O pontapé inicial é neste sábado, às 19h30, ao ar livre, no Parque da Oktoberfest, com uma lista de atrações consagradas: Os Fagundes, Joca Martins, Renato Borghetti e Orquestra Camerata Porto Alegre. Os portões (o sete) e os do pórtico principal, darão acesso a partir das 17h30.

A abertura será feita por um artista local, o músico Miguel Beckenkamp, ex-integrante da banda de Neto Fagundes que, por sua vez, integra o grupo dos Fagundes. Neto também será o mestre de cerimônias da noite. Miguel está lançando o seu disco de estreia, Presente das Estrelas, e estará acompanhado por Vicão Marmitt (no baixo), Diego Maracci (bateria), e Éderson Jaques e Alison Knak (nas guitarras). Em caso de chuva, os espetáculos serão transferidos para o Ginásio Poliesportivo. A organização vai oferecer erva-mate e água quente para o chimarrão de quem levar cuia, bomba e garrafa térmica. No local também estarão pequenos estabelecimentos para a comercialização de lanches e refrigerantes. Nas outras cidades citadas, os shows serão feitos pela dupla César Oliveira e Rogério Melo acompanhados de orquestra.

No segundo semestre, o Música em Movimento irá percorrer os municípios de Santa Catarina e Paraná. “Nossa proposta”, destacou o gerente de assuntos corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma, “é levar a arte e promover a cultura nessas regiões, valorizando o relacionamento com a comunidade e com nossos produtores integrados”. Em 2010, ele calcula que umas 12 mil pessoas tenham assistido ao espetáculo de Luiz Marenco com a Orquestra Municipal de Teutônia, que passou pelas cidades de Barros Cassal, Canguçu e Vera Cruz. “Graças ao sucesso da primeira edição é que nós estamos nos dando o direito de manter e ampliar a iniciativa este ano”, acrescentou Palma.

O Música em Movimento segue a trilha do Música no Parque, também desenvolvido pela Souza Cruz e que leva shows para o interior de seu Parque Ambiental. O mais recente, no final de 2010, foi feito pelo grupo Família Lima. Para os espetáculos deste sábado, além do palco coberto os organizadores vão disponibilizar mil assentos para o público – o que não impede que você leve a sua própria cadeirinha. A previsão é de que os shows aconteçam até por volta das 22 horas.

OS ATRAÇÕES – Os Fagundes, liderados por Neto e Ernesto, vão trazer a Santa Cruz do Sul clássicos da música nativista, como Canto Alegretense, entre outros temas. O grupo reúne alguns dos maiores conhecedores da cultura gaúcha, igualmente premiados e reconhecidos dentro e fora das fronteiras brasileiras. O pelotense Joca Martins também coleciona premiações importantes em seu currículo, como o Troféu Vitor Mateus Teixeira – Teixeirinha, de Melhor Cantor em 2004, além de dois discos de ouro. Para quem não conhece, é uma ótima oportunidade de ver e ouvir o músico que fará um dos shows da sexta edição da Manoca do Canto Gaúcho – segunda noite da fase nacional, no dia 21 de agosto.

Já Renato Borghetti deve subir ao palco acompanhado pela Orquestra Camerata Porto Alegre. Sob a regência do maestro Telmo Jaconi, Borghettinho, na opinião dos organizadores, “empunha o toque veloz e certeiro e, feito chasque, convida a uma celebração sinfônica em que leva o canto regional à aldeia global”. Considerado um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional, ele conquistou o primeiro disco de ouro da música instrumental brasileira com Gaita Ponto, em 1984. Com 24 trabalhos gravados (entre LPs, CDs e DVDs), o gaiteiro mostra que há muito mais no Rio Grande do que o verde pampa que o emoldura.

Com informações fornecidas pela Four Comunicação.
Compartilhe:

cultura

música

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: