Total Pageviews

Oficiais da Brigada Militar ministram curso em Moçambique

Compartilhe:
A Brigada Militar ministra, em Maputo, capital de Moçambique, nos meses de fevereiro e março, um treinamento inédito para bombeiros daquele país. O projeto intitulado Follow Up, que conta com o apoio dos Governos do Brasil e Japão, foi solicitado pelo Serviço Nacional de Salvação Pública do país africano, para que técnicas e conhecimentos dos militares gaúchos fossem transmitidos para os mesmos.
O Follow Up, conta também com a doação de equipamentos específicos para resgates e salvamentos aquáticos, assim como, trabalho de orientação e o uso correto em casos de emergências. O treinamento está sendo realizado com base nos conhecimentos e técnicas disponíveis no Brasil, através do curso realizado na Escola de Bombeiros da Brigada Militar (EsBo), que formou os peritos aptos a desempenharem essa atividade durante o convênio de 5 anos.

No final de janeiro, os majores Francisco Ecco e Gilson Wagner de Oliveira Alves, ambos do 1º Comando Regional de Bombeiros (1ºCRB) da BM, embarcaram para o país africano com a missão de treinar 16 salva-vidas. Os oficiais possuem especialização na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além de larga experiência no treinamento e coordenação dos salva-vidas no litoral norte gaúcho.

Moçambique sofre constantemente com as ocorrências de ciclones, enchentes, incêndios e acidentes de trânsito, ocasionados principalmente pelo crescimento econômico da Capital. O país é banhado por uma extensa orla marítima e carece de formação específica para salvamento e socorro de vítimas de afogamento. Este é o motivo pelo qual a Brigada Militar enviou os peritos, especializados pela JICA para apoiar a nação africana que passa por transformações sociais e políticas.

Foto: Ricardo Moura / EmQuestão
Meramente Ilustrativa
Compartilhe:

segurança

Deixe um Comentário:

0 comments: