Total Pageviews

80 Anos de Cruzeiro - 1931 / 2011 Reviva esta História

Compartilhe:
O Esporte Clube Cruzeiro de Canguçu foi fundado no dia 06 de abril do ano de 1931 tendo por local a biblioteca do Clube Harmonia, Clube Social mais antigo de nossa cidade. Na oportunidade estavam reunidos alguns sócios do Harmonia juntamente com outros membros da comunidade, entre eles: Ângelo Grana Garcia , Ernesto Coelho, Joaquim Aguiar, Francisco de Paula Jorge, Guilherme Nogueira, Joaquim Valente De Oliveira e Hipócrates Santos Goulart, além de Firmo Moreira que fez o relato desta fundação em carta que se encontra nos arquivos do E. C. Cruzeiro com data de 03 de abril de 1981. O primeiro presidente foi o Sr. Ângelo Grana Garcia, médico Espanhol e secretário da então intendência municipal como era chamada a prefeitura à época. A direção técnica foi conferida ao Sr. Ernesto Coelho, diretor do Grupo Escolar local.

A partir de 1963 inicia-se a construção da sede social sob a presidência do Sr. Gilberto Moreira Mussi, junto ao estádio da liberdade que era onde se localizava o campo de futebol. No ano de 1966 inicia-se a fase de eventos sociais no clube por iniciativa de Mogar Gentil Telesca da Silveira e Luiz Carlos Valente da Silveira que retornavam após concluírem os estudos fora do município. Vem desta época a tradição de bailes jantares e reuniões festivas que caracterizam o clube ainda hoje.
Nos anos de 1969 a 1971 funcionou nas dependências do Clube o ginásio Estadual de Canguçu quando na época era prefeito o Sr. João de Deus Nunes.

Em 1975 é inaugurada a piscina do E. C. Cruzeiro com ampla área de lazer e vestiários, em 1985 inaugurada a praça  Firmina Conceição Moreira, em 1983 inaugurada a sauna e ampliação da área verde. Em 1988 inicia-se a construção de ginásio polivalente com capacidade para 3 mil pessoas, que iniciou suas atividades em 2006, mas ainda encontra-se em fase de acabamento.

A estrutura física do clube atualmente compreende área de piscina, play ground, churrasqueiras externas, campo de futebol, ginásio poliesportivo com 4 vestiários, 3 cozinhas e churrasqueiras, distribuídos numa extensão de cerca de 3000 metros quadrados localizado no centro da cidade.

O clube possui em seus cadastros um número aproximado de seiscentos associados, emprega diretamente 5 funcionários e outros tantos em atividades de festas e jantares praticamente em todos os finais de semana. Mantém ainda uma escolinha de futebol que já revelou craques como o lateral Chiquinho que jogou no Internacional de Porto Alegre.
Atualmente o clube é dirigido pelo Sr. Gilnei Belletti eleito neste anos de 2010 com mandato até 2011. ao todo o Cruzeiro já teve 36 presidentes.


                                                                       22.03.2011 –   Airton Pereira

Programação dos 80 anos


Fotos: Ricardo Moura / Canguçu Sports
Compartilhe:

esporte

história

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: