Total Pageviews

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Compartilhe:
A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (21), uma cerimônia que marcou o início das atividades alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Xenofobia, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O titular da Pasta, Jose Clovis de Azevedo, declarou que o ato teve como objetivo reafirmar o compromisso da Seduc na luta contra todas as formas de discriminação. "Precisamos alimentar, de forma permanente e consciente, as políticas de formação que orientam essas práticas. Nosso Governo tem compromisso com a história dos movimentos populares e, a Educação, tem o papel de transmitir e recriar culturas que não multipliquem os exemplos de preconceito", afirmou.

Azevedo enfatizou, ainda, que o "espaço educacional tem obrigação de tratar destas questões, recriando paradigmas de igualdade e justiça social entre os homens". Representando o governador Tarso Genro, o chefe de gabinete, Vinicius Wu, relembrou as palavras de Tarso enquanto Ministro da Educação. "Sabemos que não poderíamos resolver séculos de discriminação em apenas oito anos. Porém, a superação da desigualdade racial é um passo inadiável para a construção da democracia plena".

O secretário da Educação recebeu do deputado estadual Raul Carrion, o Estatuto Estadual da Igualdade Racial, sancionado pelo governador Tarso em 19 de janeiro deste ano. O evento também contou com apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Ari e a apresentação do hino Pan Africano, interpretado pela cantora Claudia Quadros, além do Grupo Cantoria que encerrou a cerimônia.

Prestigiaram o evento a secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Márcia Santana, o representante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade, Waldemar de Moura Lima, e o coordenador da Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC).

As atividades seguem no período da tarde com as apresentações do Grupo Canta Brasil e Hip Hop Brasil. Simultaneamente acontece a Mostra da Diversidade, no saguão do restaurante do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), além da leitura de uma poesia de Martin Luther King. No encerramento, haverá uma apresentação do cantor Dante Ramon Ledesma, a partir das 17h30min.

Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini     
Governo do Estado RS
Compartilhe:

comunitárias

cultura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: