Total Pageviews

Ministro do Turismo recebe deputado federal Afonso Hamm

Compartilhe:
O Ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, recebeu no final da tarde de quarta-feira, dia 23, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é membro titular da Comissão de Turismo e Desporto (CTD).

Na oportunidade, Hamm apresentou importantes projetos para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul. O parlamentar destacou que tem apoiado o setor, tendo em vista a importância que terá nos próximos anos, já que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Hamm lamentou que 2011 seja um ano marcado pelo contingenciamento do Orçamento e que o setor do Turismo tenha sido um dos principais afetados com corte de R$ 3.082.438.000, totalizando em 84,39%. Durante a reunião, Hamm também destacou sobre as emendas que tem no Ministério do Turismo, que contemplam alguns municípios e que ainda tem recursos pendentes.

O parlamentar ainda comunicou ao ministro do Turismo, que durante a reunião da CTD, no dia 23 de março, foi aprovado o requerimento para a criação da Subcomissão Permanente de Turismo. “Essa subcomissão será importante para trabalhar e preparar melhor o país para os próximos anos quando serão realizados os mega-eventos esportivos”, argumenta.

Projetos

O parlamentar também apresentou alguns projetos de municípios gaúchos, buscando apoio para o desenvolvimento de cidades turísticas, como por exemplo, Gramado e Cambará do Sul. Também solicitou especial atenção do ministro nos eventos da FENAVINHO Brasil 2011, que será realizada em Bento Gonçalves/RS, de 29 de abril a 8 de maio. E, ainda solicitou suporte do ministério com intuito de viabilizar a participação de artesãos do Rio Grande do Sul, durante a 19ª Expotchê, que será realizada de 3 a 12 de junho deste ano, em Brasília.

Na ocasião, o ministro destacou que para a liberação de recursos contemplados no Orçamento da União está aguardando o limite financeiro.

Novais ainda salientou sobre a importância da presença do deputado no Ministério, já que é um dos grandes defensores do turismo e integra a CTD. Ainda ressaltou que Hamm é defensor do desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul, voltados especialmente para o Turismo.


Hamm defende criação da Subcomissão Permanente de Turismo na CTD

A pauta da reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto, da Câmara dos Deputados, foi composta pela apreciação de diversos requerimentos que trataram sobre audiências públicas, Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, Turismo receptivo, Autoridade Pública Olímpica, infraestrutura aeroportuária, combate ao turismo sexual e Dia do Agente de Viagem. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou da reunião e defendeu as propostas em prol do crescimento do Turismo e Esporte brasileiro.

Afonso Hamm defendeu a aprovação do requerimento para a constituição da Subcomissão Permanente de Turismo. Ele observou que a criação se traduz em oportunidade ao setor que se prepara para receber turistas com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Ele observa sobre a expectativa que com esses eventos os turistas conheçam realmente o Brasil. Ele observa que o país é dotado de diversos atrativos e destinos turísticos extraordinários. “Precisamos nos qualificar, em especial realizar a capacitação de pessoas para trabalhar nos eventos”, argumenta.

Mesmo com toda a preocupação de contingenciamento e cortes no orçamento efetuados pelo governo federal, o parlamentar demonstrou otimista para que o quadro seja alterado. Ele observa que conforme dados da imprensa, a arrecadação do governo em termos de impostos obteve um crescimento de 10%, no mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2010 e crescimento de 13%, em relação ao mês de janeiro. “Esses dados demonstram a capacidade do governo se restabelecer e cumprir com os compromissos orçamentários”, assinala.

Esporte

Na oportunidade, Hamm defendeu a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei 6520/2009, que determina que a disciplina de Educação Física seja ministrada apenas por professores licenciados nesta área. “É importante fazer uma discussão sobre o aspecto do profissional de educação física, não só na questão da atuação em relação a esporte e lazer com enfoque de saúde, mas no que se refere ao acompanhamento do profissional de educação física para formar atletas”, argumenta Hamm ao salientar sobre a oportunidade de potencializar futuros atletas medalhistas.

O deputado também defendeu as aulas e a disciplina de educação física nas escolas e o aumento do número de aulas no currículo escolar.

Outra defesa do deputado, que já presidiu a CTD, foi aprovação do requerimento do deputado Rubens Bueno, para a realização de audiência pública visando debater o protocolo de intenções firmado entre a União, o Estado e o município do Rio de Janeiro, com a finalidade de construir consórcio público, denominado Autoridade Pública Olímpica. “É importante que a autoridade maior esteja nesta comissão para discutir os assuntos relacionados ao tema e esclarecer bem as nossas dúvidas no que se refere às deliberações e diretrizes. “Precisamos ajudar no processo de decisão para encaminhar bem a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas”, conclui.

Afonso Hamm participa de evento que debate questões do setor de parques e atrações

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que já presidiu a Comissão de Turismo e Desporto, participará na noite de quinta-feira, 24 de março, do início das atividades da 5ª edição da Jornada de Parques e Atrações Turísticas (JOPAT), no Rio de Janeiro. O evento, que segue no dia 25, tem como promotor o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat).

Hamm participará da reunião com lideranças do setor de turismo e empresários da área de parques temáticos e diversões. Essa edição também reunirá profissionais nacionais e internacionais para discutir temas estratégicos para o segmento de parques temáticos e atrações turísticas.

Conforme o parlamentar, esse setor será de grande destaque e de atração turística, em especial quando o país sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Hamm observa que o setor de turismo e esporte vive um de seus melhores momentos e se prepara para sediar dois importantes eventos que atrairá turistas de diversos países.

Durante a JOPAT serão apresentadas as possibilidades e perspectivas de crescimento da atividade de parques temáticos e atrações turísticas no Brasil, incluindo a preparação da Copa de Futebol e Olimpíadas.

O evento também terá a presença do presidente da Internacional Theme Park Service, Dennis Speigel, que vai palestrar sobre os temas “Os princípios básicos para bem-receber o turista – Ensaio para 2014 e 2016” e “O retorno econômico e social para os governos que incentivam a implantação de grandes impreendimentos turísticos”.

www.afonsohamm.com.br - www.twitter.com/depafonsohamm

Mais Informações – Gabinete do Deputado AFONSO HAMM
Câmara dos Deputados - Gabinete 604 – Anexo IV – Telefone (61) 3215-5604
Jornalista responsável – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 – Celular - (61) 99099010

Foto: Márcia Marinho
Compartilhe:

turismo

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: