Total Pageviews

1,206,626

São Lourenço do Sul - Mais informações

Compartilhe:
Foto: Carlos Pinheiro
Na manhã de 12/03/11, o prefeito de Canguçu, Cássio Mota acompanhado pelo secretário de Obras e Transportes, Roni Diogo e pela secretária de Assistência Social, Mara Mota, visitou São Lourenço do Sul. Na ocasião entregou a um representante da Prefeitura daquele Município uma Pá Carregadeira, e também, um operador de máquina, funcionário da Prefeitura de Canguçu, para prestar serviços aquela comunidade, pelos dias que forem necessários, a fim de reconstruírem vários pontos atingidos pelas enxurradas e temporal que atingiram aquela comunidade nos últimos dias.

Após, o Prefeito de Canguçu e os demais visitaram os principais pontos atingidos e que causaram prejuízos a um terço daquele Município. Foram várias ruas danificadas, com crateras formadas pelas enxurradas, árvores caídas, moradores que perdem todos os pertences, móveis e até parte de suas casas. Os prejuízos havidos na orla da praia da Lagoa, são significativos, onde houve avaria no calçadão, abertura de grandes valas e crateras em vários pontos, com grandes extensões danificadas.

Os prejuízos são grandes naquela comunidade. Também visitaram o local de recebimento das doações que chegam de moradores da cidade e de vários municípios da Zona Sul, incluindo de Canguçu, de onde seguiu, na sexta-feira um caminhão com donativos, a partir da campanha encetada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com as Rádios Cultura e Liberdade e a comunidade em geral. Também famílias canguçuenses, por conta própria foram vistas entregando doações naquela cidade, no Ginásio onde está montado o ponto de arrecadação.

Na área do camping municipal, pode ser visto grandes danos com treilers, quiosques e barcos atingidos, alguns ficando encima dos barrancos após baixar a enchente do Arroio São Lourenço. O prefeito Cássio acompanhou o momento de reunião de autoridades do Governo do Estado e do Governo Federal, realizado com pescadores e demais pessoas da comunidade lourenciana, quando se inteiraram do problema e propuseram o encaminhamento de auxílios desses poderes, para os próximos dias.



Ministras trazem o apoio do governo federal a São Lourenço do Sul

As ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Ideli Salvatti (Pesca), estiveram na manhã deste sábado (12), em São Lourenço do Sul onde foram recebidas pelo vice-governador do Estado, Beto Grill. Elas vieram verificar a situação da cidade após a enxurrada da última quinta-feira. Em um sobrevoo pelos locais atingidos, puderam ver a dimensão dos estragos.

Acompanhadas por Beto Grill, pela secretária de Política para as Mulheres, Márcia Santana e pelo prefeito José Nunes, as ministras percorreram o ginásio que está servindo de QG das doações, os locais onde estão os desabrigados e os bairros mais afetados. Após um encontro na prefeitura, as autoridades se deslocaram até a Comunidade de Pescadores Colônia Z8, onde conversaram com a comunidade.

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse em seu pronunciamento que a vinda delas foi uma solicitação da presidente Dilma, que está dando todo o apoio à cidade gaúcha. Rosário disse, ainda, que serão utilizados recursos do Ministério da Integração Nacional para auxiliar na reconstrução da cidade. Afirmou que será criado um grupo de trabalho composto por todos os ministérios para atuar em situações de emergências.

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, apresentou algumas ações que pretende desenvolver para auxiliar os pescadores locais. Ideli lembrou que a cidade já havia recebido cerca de R$1,2 milhão em investimentos de seu ministério, e que tudo isso foi perdido com a enxurrada. Na próxima semana, a ministra vai tentar a liberação do Seguro Defeso para os pescadores e uma linha de financiamento para a aquisição de equipamentos de pesca.

Já o vice-governador Beto Grill reiterou que o governo do Estado não vai faltar na hora em que a cidade mais precisa. Grill anunciou a vinda de 13 máquinas da Secretaria de Obras do Estado para ajudar nos trabalhos de infraestrutura, como abertura de ruas e recuperação das estradas no interior do municipio. "Aos poucos vamos estruturando novamente São Lourenço. Vamos trabalhar juntos", disse Grill. O vice-governador também demonstrou preocupação com a saúde pública e alertou a população sobre o risco de doenças contagiosas no momento em que as águas estão baixando.
 
Gabinete de Crise discute ações tomadas em São Lourenço do Sul

O vice-governador Beto Grill, juntamente com a Defesa Civil do Estado, o prefeito de São Lourenço, José Daniel Raupp Martins e órgãos de segurança pública reuniram-se, na quinta-feira (10), para montar um gabinete de crise para definir estratégias de trabalho que serão desenvolvidas a partir desta sexta-feira (11).

De acordo com o vice-governador, 75 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas por helicópteros da Brigada Militar, sendo que 50% do município foi atingido pela cheia do arroio que corta a cidade. Beto Grill está em contato permanente com o Ministério da Integração Nacional, onde pleiteia auxílio para a reconstrução da cidade e cestas básicas para as famílias atingidas. Grill pediu a liberação de recursos, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Conforme o subcomandante geral da Brigada Militar, Cel Altair de Freitas Cunha, foi montado um centro de gerenciamento de operações no município. Ao todo, 150 homens assumiram a segurança da cidade. Dez viaturas e uma embarcação vão reforçar a atuação da equipe que cuidará das casas inundadas. Na manhã desta sexta-feira reiniciaram as buscas de alguns moradores que continuam desaparecidos.
 
 
 
Ajuda em dinheiro:
 
A prefeitura municipal de São Lourenço do Sul divulgou nesta sexta-feira (11) duas contas correntes para as contribuições em dinheiro destinadas às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade. Todos que quiserem contribuir podem depositar sua ajuda.

Banco Banrisul

Agência 0870
Conta Corrente: 04.029179.0-7

Caixa Econômica Federal

Agência 0512
Conta Corrente: 006.269-3

Brigada Militar é Ponto de Coleta em Canguçu

A Brigada Militar de Canguçu, situada na Rua Glicério Boa Ventura n° 64, informa a comunidade local que está arrecadando doações para as vítimas da enxurrada no município de São Lourenço do Sul.

As doações poderão ser efetuadas a qualquer hora do dia, de segunda a domingo. Os produtos mais solicitados são água e materiais de limpeza, porém qualquer ajuda será bem vinda.

Informações pelo telefone 190 e/ou 3252-1275.

Chuva forte deve atingir novamente a Região Sul entre quarta e quinta-feira


Foto: Nauro Junior

Na próxima semana, a instabilidade segue sobre o Estado e entre quarta e quinta-feira deve voltar a chover bastante no sul e no leste do RS. Na região de São Lourenço do Sul, onde nesta semana uma enxurrada provocou estragos e mortes, um novo sistema de baixa pressão atmosférica deve fazer o volume de chuva ficar entre 60 e 80 mm.

— O fenômeno é o mesmo que aconteceu nesta semana, não chega a ser um ciclone extratropical, mas deve voltar a chover forte — explica a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS.

Na segunda e na terça-feira, antes da instabilidade retornar, o tempo será seco em todo o Estado e as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C em grande parte dos municípios.

Neste sábado, o sol aparece no RS, favorecendo a rápida elevação das temperaturas e provocando sensação de abafamento, já que o índice de umidade é alto. Durante a tarde, áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria provocam pancadas de chuva pelo Estado com risco de chuva forte em áreas localizadas, podendo inclusive ocorrer temporais na metade norte e na Região Metropolitana. As temperaturas máximas devem chegar a 35°C no Oeste e Noroeste e a 28°C na Capital.

No domingo, a passagem de uma frente fria causa o aumento de nuvens na maior parte das regiões com previsão de pancadas de chuva em qualquer momento do dia no leste e no sul. Já entre o centro e o oeste, o tempo vai ser seco na maior parte do dia com baixo risco de chuva. O calor segue forte pelo interior.

>> Acompanhe a meteorologia em tempo real
>> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia

zerohora.com

 
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini   

Compartilhe:

São Lourenço do Sul

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: