O terceiro integrante da comissão tripartite da Agenda do Trabalho Decente - que também inclui trabalhadores e empregadores - ratificou posicionamento oficial no reconhecimento de que o trabalho deve ser digno e de qualidade. Em tarde considerada histórica, o executivo gaúcho declarou a promoção do Trabalho Decente como política de Estado, nas palavras do governador em exercício, Beto Grill, e dos secretários do Trabalho, da Copa do Mundo de Futebol e do Turismo.
Anunciando novo encontro, dia 08 de junho, às 14 h, na Secretaria do Trabalho, com representantes das centrais sindicais e do empresariado, o titular da pasta, Luiz Augusto Lara, enfatizou a retomada da secretaria para o Mundo do Trabalho - o que não ocorria desde a posse da gestão anterior - e a colocação do Trabalho Decente na pauta oficial de governo. No que tange à proteção do Trabalho, Lara focalizou a necessidade de assistir a jovens e mulheres, falando em recuperar o tempo perdido.
Empregando o termo “Copa da Oportunidade“, o secretário especial para a Copa de 2014, Kalil Sehbe, anunciou a disposição do SINE, via Ministério do Trabalho e Emprego, de oportunizar 15 mil vagas para desempregados, o que será motivo da realização de pesquisa sobre demanda do mercado de trabalho. O secretário também disse que esse é “um momento de inclusão”, especialmente para pessoas com deficiência.
Abgail Pereira, secretária de Turismo, afirmou que “o desenvolvimento inclusivo deve dialogar com o Trabalho Decente”, citando progressos como a expectativa em trazer uma corrida da Fórmula Indy para o estado, que se somará a eventos já confirmados, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; a Copa das Confederações, em 2013; as Olimpíadas, em 2016, e o Fórum Social Mundial, considerado por ela um acontecimento consolidado. A secretária imagina que os serviços de turismo e hospitalidade estejam qualificados até a chegada dessas datas.
O governador em exercício, Beto Grill, saudou a sintonia existente entre parceiros históricos e, o governo estadual, para que os postos de trabalho sejam decentes e com qualidade. Grill declarou seu interesse em ver os sindicalistas na condição de interlocutores permanentes.
FOTO: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini


Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário