Total Pageviews

3º Ciclo de Conscientização reúne 1,5 mil gaúchos e segue para Santa Catarina e Paraná

Compartilhe:
Julho 2011 – O 3º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente encerrou no Rio Grande do Sul com público de 1,5 mil participantes. O último evento do Ciclo no estado gaúcho foi realizado no dia 6 de julho, em Alpestre. No primeiro semestre também foram realizados seminários em Agudo, Progresso e Canguçu. Em agosto, o Ciclo de Conscientização estreia em Santa Catarina e no Paraná:
Promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), o evento reúne produtores de tabaco, agentes de saúde, conselhos tutelares, sindicatos, diretores de escolas, autoridades, orientadores agrícolas das empresas associadas e a imprensa, convidada a participar e disseminar as informações.
Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, a experiência no Rio Grande do Sul foi muito positiva. “Este é um trabalho que progride com o tempo. Neste ano alcançamos até o momento 1,5 mil pessoas, mas o número aumenta se considerarmos os eventos de 2009 e 2010. Vamos continuar este trabalho com muito afinco, pois acreditamos que é preciso atentar para as questões relacionadas à produção sustentável do tabaco, como forma de proteção do nosso negócio”, avaliou.
Em 2009 e 2010, os municípios participantes foram Vera Cruz, Caiçara, Sobradinho, Camaquã, Venâncio Aires, Arvorezinha, São Lourenço do Sul e Frederico Westphalen.
PROGRAMAÇÃO - Após a abertura solene, os eventos iniciam com um vídeo sobre saúde e segurança do produtor, com participação do engenheiro agrônomo e instrutor do Senar (RS), Paulo Rosa, que aborda questões relacionadas à correta aplicação e armazenagem de agrotóxicos, o destino das embalagens e o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além dos cuidados para a colheita. O evento segue com uma palestra sobre o trabalho infantil e os direitos da criança e do adolescente. Em Santa Catarina e no Paraná, esta apresentação será feita pela Prof. Dra. Ana Paula Motta Costa, bacharelada em Ciências Sociais pela UNISINOS (1990), graduada em Direito pela PUC-RS (2000), pós-graduada em Educação pela UFRGS (1992), mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS (2004) e doutora em Direito pela mesma Universidade (2011). O lado lúdico dos temas é apresentado pelo grupo teatral Espaço Camarim, de Santa Cruz do Sul, com a Rádio Fascinação.




O 3º Ciclo de Conscientização atende aos termos do acordo firmado perante o MPT-RS e faz parte do Programa Crescer Legal, ação conjunta entre o SindiTabaco, empresas associadas e Afubra, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer. Esta é a terceira edição do Ciclo, que já percorreu 12 cidades gaúchas, reunindo cerca de cinco mil pessoas.


Compartilhe:

agricultura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: