Total Pageviews

1º Seminário Nacional da Juventude Rural

Compartilhe:
Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude e Márcio Pochmann presidente do IPEA, já confirmaram presença no evento

No próximo dia 31 de agosto, das 9 às 18h, a Câmara Federal vai sediar o 1º Seminário Nacional da Juventude Rural. A iniciativa é do deputado federal Elvino Bohn Gass, Secretário Nacional Agrário do PT, membro titular da Comissão de Agricultura da Câmara e ex-militante da Pastoral da Juventude.

O tema deste primeiro seminário será “A permanência do Jovem no Campo e a Continuidade da Agricultura Familiar no Brasil” e Bohn Gass explica a escolha: “O grande desafio da agricultura familiar é a sua própria continuidade. Há um envelhecimento da população rural e este é um processo que precisa ser estancado. Como fazer isso? Para responder a esta pergunta, convidamos os representantes de juventude de todos os grandes movimentos organizados do campo (Contag, Fetraf, Via Campesina...), mais os setores institucionais que tratam deste tema como a Secretaria Nacional, a Frente Parlamentar, o Conselho Nacional – Conjuve e, ainda, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA”, diz o deputado Bohn Gass.

Quando era deputado estadual no Rio Grande do Sul, Bohn Gass foi autor de uma lei que incluiu os nomes dos jovens no Bloco de Produtor Rural (documento que, no Estado, registra a produção das propriedades familiares para efeitos fiscais e previdenciários). Antes da lei, os jovens que ajudam seus pais na agricultura familiar não dispunham de qualquer documento que comprovasse seu trabalho. “Fui um jovem trabalhador da agricultura familiar e sindicalista rural. Vivi este drama de não ter o meu trabalho reconhecido formalmente. No Rio Grande do Sul, superamos isto, mas em várias partes do país, esta ainda é a realidade dos jovens. O seminário tratará desta questão e de outras fundamentais como a geração de renda, o acesso à educação e saúde de qualidade e às novas tecnologias. Ou garantimos estes direitos ou não teremos futuro na agricultura familiar,” sintetiza Bohn Gass.
Compartilhe:

agricultura

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: